Exposição Regional do Cavalo Mangalarga deve receber o dobro de animais em Rio Preto (SP)

Anacapri lança chinelo infantil com quatro cores divertidas
18 de outubro de 2022
Outubro Rosa: cannabis medicinal alivia os efeitos colaterais do câncer
18 de outubro de 2022

As provas, que ocorrerão durante a 59ª Expo Rio Preto, fazem parte de ações da ABCCRM, que visam fomentar a presença do Mangalarga em importantes eventos do país

O Cavalo Mangalarga será uma das atrações da 59ª Expo Rio Preto. De 21 a 23 de outubro, o evento receberá a Exposição Regional da Raça. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), ocorrerão provas de Morfologia, Marcha e Funcionais. As competições são uma parceria da ABCCRM com o Núcleo Regional dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga. O evento faz parte das iniciativas da associação, para o fomento do cavalo em todo o território nacional, que apoia atividades de núcleos estaduais.

O Noroeste Paulista é uma das regiões do Estado de São Paulo que se destaca na criação de equinos. Segundo Adib Ismael Júnior, presidente do núcleo, a expectativa é receber aproximadamente 160 animais, mais que o dobro da edição passada, quando o evento totalizou 48 exemplares. “Os criadores mais conhecidos do país estarão presentes com os seus melhores animais”, afirma. Na exposição, serão realizadas provas de Morfologia, julgadas por Luiz Roberto Domingues Ramos Filho; Marcha, com o juiz Fernando Nechar e Funcionais.

Representatividade do Cavalo Mangalarga no Noroeste Paulista

De acordo com o presidente do núcleo, 30 anos atrás, a raça chegou a ter mais de 100 criadores e, hoje, a associação desenvolve um trabalho árduo, visando fomentar a presença do Mangalarga na região. “Atualmente, a expectativa de crescimento é muito boa, porque durante e depois da pandemia de Covid-19, houve um grande aumento na procura por cavalos da raça. Para evitar aglomerações, no auge da doença, muitas pessoas passaram a viver mais tempo no campo, praticando cavalgadas”, conta Adib Ismael Júnior.

O presidente ainda destaca que o trabalho do núcleo é promover a raça no Noroeste Paulista, seja por meio de cavalgadas ou eventos, como a exposição. “Convido o público em geral a estar conosco durante a exposição, que venha conhecer e apreciar este animal”, reforça.

A 59ª Expo Rio Preto é uma realização da Prefeitura de Rio Preto, com apoio técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), apoio institucional do Governo de São Paulo e da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), além das universidades UNIRP e UNORTE.

Serviço:

59ª Expo Rio Preto (Exposição Regional da Raça Mangalarga)

De 21 a 23 de outubro de 2022

Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto

Entrada e estacionamento gratuitos

www.riopreto.sp.gov.br/expo

Por Agência Cavalus Comunicação

Fotos: Beto Falcão