Exposição Água Vida, de Gilberto Salvador, é opção de passeio gratuito nas férias, em Ilha Solteira

CASACOR Minas Gerais começou
17 de julho de 2023
Para fugir do frio: águas naturalmente quentes de Rio Quente, em Goiás, aquecem o corpo o ano todo
17 de julho de 2023

Mostra é inédita na cidade e pode ser visitada de segunda à sexta, das 8h às 17h; sábado das 14h às 22h e domingo das 16h às 20h

 Moradores e turistas que apreciam passeio cultural não podem deixar de conhecer a exposição Água Vida, do pintor, desenhista, gravador, arquiteto e professor Gilberto Salvador, abrigada no Museu e Sala de Convenções professora Nara Lúcia Nonato, na Estância Turística de Ilha Solteira, interior de São Paulo.

Moradores e turistas podem visitar a mostra gratuita – inédita na cidade – de segunda à sexta, das 8h às 17h; sábado das 14h às 22h e domingo das 16h às 20h. São cerca de 30 obras que têm a vida como foco de linguagem e de poética e a água como ponto principal. “Nesta mostra, Salvador traz uma sutil e reflexiva ótica sobre o tema e nos faz entender o significado sacro que ele impõe à água, onde espirros, ondas, bolhas e massas hidráulicas são apresentados de forma poética para nosso prazer”, explica o curador Antonio Carlos Cavalcanti.

Este conjunto de obras do artista foi desenvolvida com o uso de uma técnica de gravura em metal, em que o processo de texturas e grafismos foi obtido a partir de gravações em placas de cobre, para uma posterior impressão sobre papel, gerando resultados variados, com tons e semitons em texturas, traços e sombreamentos característicos. Para se assegurar dos resultados gráficos, foram produzidas várias provas de impressão no desenvolvimento. O material resultante delas – as “provas de estado” como Salvador as chama – em geral, é descartado. Neste caso, foram reutilizadas para a produção de monotipias, o que gerou uma série de soluções gráficas que compõem a atual coletânea com a temática água.

“A cidade tem praias de água doce, pesca esportiva, passeio de barco e de caiaque, por exemplo, e incluir o passeio à exposição só deixará o roteiro de férias ainda mais completo, unindo diversão e cultura”, sugere Leila Cristhiane, diretora executiva do projeto Trilhar – A Arte que Transforma – e da Weimar Cultural.

O Trilhar – do qual a exposição faz parte – tem o objetivo de oferecer cultura e educação também por meio de palestras, oficinas e apresentações de teatro, por exemplo, previstas até o fim do ano.

Gilberto Salvador (São Paulo – SP – 1946) 

Gilberto Orcioli Salvador formou-se em arquitetura em 1969 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), onde também atua como professor. Em paralelo aos estudos universitários, dedica-se à pintura e ao desenho. É premiado com a medalha de ouro no Salão de Arte Contemporânea, Campinas, em 1967, e, nas edições de 1969 e 1970, com o prêmio aquisição.

Participou de várias edições da Bienal Internacional de São Paulo, e entre as principais mostras individuais destacam-se duas exposições no Masp, em 1985 e 1995. Em 1999, a escultura Vôo de Xangô foi instalada na Estação Jardim São Paulo da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

Sua obra se caracteriza pela oposição entre gestual e o traço rígido, entre as formas orgânicas e inorgânicas, entre o movimento e o estático. Nelas, as formas vivas, homens, flores e animais dialogam com figuras geométricas. O crítico de arte Jacob Klintowitz publicou dois livros sobre o trabalho do artista: História Natural do Homem Segundo Gilberto Salvador, de 1985, e Gilberto Salvador O Reino Interior, de 2001.

Projeto Trilhar – O projeto Trilhar – A Arte que Transforma – leva o público a percorrer os caminhos por onde a arte modifica os vários elementos da terra em obras de extrema beleza plástica (fine art) e a tomar contato com processos de sustentabilidade e economia criativa.

Não por acaso, a arte é tomada como fator paradigmático no Trilhar, pois, em todas as diferentes formas de expressão, ajuda a elaborar o pensar; a construir e ressignificar coisas, objetos e sentimentos; exercita a imaginação e faz atentar à importância da história e memória para viver em sociedade.

A iniciativa é organizada pela Weimar Empreendimentos Artísticos e conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil (concessionária da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira) e realização do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura.

CTG Brasil – A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação dos talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Weimar Cultural – A Weimar Empreendimentos Artísticos é especializada em gestão, realização e promoção de eventos, nas áreas de música erudita, exposições, teatro, dança, livros de arte e festivais. As atividades diversificadas na área cultural percorrem pelo abrangente mercado do empreendedorismo cultural. Por meio da organização e promoção de eventos, propicia a valorização e a disseminação da cultura e fomenta a inclusão social estendendo o acesso para o maior número de pessoas. www.weimarcultural.com.br

Exposição Água Vida, de Gilberto Salvador

Museu e Sala de Convenções professora Nara Lúcia Nonato – praça dos Paiaguás, 135 – Ilha Solteira/SP

Visitação gratuita, até 03 de setembro de 2023: de segunda à sexta, das 8h às 17h; sábado das 14h às 22h e domingo das 16h às 20h.

crédito fotos: VGCOM – Weimar Cultural