Excesso de preenchimento: por que alguns procedimentos das celebridades viram notícia?

Vale da Música será palco para Circuito Off da edição especial de inverno da 40ª Oficina de Música
26 de junho de 2023
Férias de julho com arte e história no Solar do Rosário
26 de junho de 2023

Especialista Patrícia Marques explica que, em alguns casos, a cirurgia plástica é mais indicada que os preenchimentos e pode evitar o efeito artificial

Vira e mexe alguma celebridade é notícia na internet por conta de excessos em procedimentos estéticos, principalmente os preenchimentos faciais. Para dar alguns exemplos, a cantora Madonna chamou a atenção com sua aparência na última edição do Grammy Awards, a atriz e influenciadora Flavia Pavanelli admitiu ter “perdido a mão” e o ator Stênio Garcia viralizou aos 91 anos após se submeter a uma harmonização facial.

Mas qual será o limite para esse tipo de procedimento e por que passam da conta? A cirurgiã plástica Patrícia Marques explica que o aumento dos lábios e a correção do bigode chinês e das olheiras estão entre os procedimentos mais procurados e o excesso se dá pela quantidade exagerada de produtos. “Algumas pessoas nunca estão satisfeitas e passam a querer mais e mais”, diz a especialista.

Em alguns casos, os preenchimentos nem sempre são as melhores opções. A médica explica que quando o paciente tem uma idade mais avançada e uma flacidez significativa, de moderada para acentuada, os preenchimentos têm seu papel, mas é importante ressaltar que é preciso volumes maiores de aplicação em intervalos menores. Nesses casos, é mais interessante pensar na cirurgia plástica para remover o excesso de pele e diminuir a necessidade de preenchimento.

“Em uma pessoa com bigode chinês acentuado, com a bochecha muito caída, é possível melhorar a aparência com preenchimento, mas vai ser preciso uma quantidade cada vez maior de produto para um resultado médio. Nesse exemplo, o lifting facial (ou ritidoplastia) poderia corrigir totalmente ou reduzir a quantidade de preenchimento necessária”, explica Marques.

Sobre o papel do médico na orientação na naturalidade e proporcionalidade, Patrícia Marques – que é pioneira em frontoplastia no Brasil e já fez mais de 650 cirurgias – reforça que uma conversa prévia com o paciente para alinhar as expectativas é fundamental.

“Eu indico sempre a começar com quantidades menores de produto para que a pessoa sinta o resultado, perceba se tem necessidade de aumentar gradativamente a dose de aplicação. O excesso de preenchimento não faz mal à saúde porque os produtos utilizados são ácidos hialurônicos de muito boa qualidade, então não fazem mal, apenas causam uma aparência artificial, por isso é muito importante procurar um especialista para evitar o exagero e obter um resultado harmonioso”, finaliza Patrícia.

Sobre a especialista:

Patrícia Marques é graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tem especializações em reconstrução de mama e da face no Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, em Barcelona, e no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em NY, EUA. Também é especialista em medicina capilar e referência nacional em frontoplastia e redução de testa e já transformou a vida de mais de 650 pacientes com as cirurgias realizadas. CRM-SP 146410.

Instagram: @dra_patricia_marques

Site: https://www.drapatriciamarques.com.br/

Avenida Moema, 300, conjunto 71, Moema, São Paulo/SP

Telefone: (11) 93206-0079