Evento que acontece nesta semana em Singapura discute tendência mundial de falta de mão de obra em contabilidade

Stal Arquitetura transforma residência de 700m² em São Paulo em um espaço aconchegante e organizado
15 de setembro de 2023
Ponto Nero apresenta Cult Nature, novo rótulo em categoria inédita no portfólio da marca
15 de setembro de 2023

Brasil possui mais de 500 mil contadores profissionais com registro ativo. Escassez crescente preocupa setor

A falta de mão de obra qualificada no setor de contabilidade é uma preocupação crescente. Nos últimos anos, empresas de países como Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália e Espanha têm importado mão de obra qualificada em contabilidade. Especialistas defendem que essa escassez também afetará o Brasil.

Neste ano, o Brasil chegou à marca de 21 milhões de CNPJs ativos no país. Com mais de 500 mil profissionais da contabilidade com registro ativo, 29% concentrados em São Paulo, o presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo), Carlos Baptistão, explica que a falta mão de obra contábil para atender essa demanda é crescente.

“No Brasil, como no mundo todo, já estamos sentindo a falta de mão de obra em contabilidade. Porém, o segmento é indispensável para o crescimento do país. A contabilidade reúne as informações necessárias para realizar qualquer análise sobre as empresas públicas, empresas privadas e de toda a sociedade. Toda a riqueza do país passa pelas mãos dos contadores e precisamos divulgar essa área para os jovens”, defende Carlos Baptistão, presidente do Sescon-SP.

O tema está sendo discutido no 7º Seminário Internacional de Excelência Empresarial, que está sendo realizado pelo Sescon-SP nesta semana até o dia 15 de setembro em Singapura. O evento conta com um grupo de empresários contábeis brasileiros que estão em visita de negócios e educação executiva na cidade-estado asiática.

O Country Manager da Associação de Contadores Certificados em Singapura (Association of Chartered Certified Accountants – ACCA Singapore), Daniel Leung, reforçou a preocupação com a falta de mão de obra no setor. Segundo ele, sem grandes complexidades tributárias no sistema tributário de Singapura, os jovens habitantes do maior dos 4 tigres asiáticos não têm manifestado interesse na profissão contábil, o que vem preocupando o setor.

“Ao longo dos anos, com os avanços tecnológicos, muitas pessoas estão se tornando mais experientes em tecnologia. Já a contabilidade, infelizmente, sempre teve esse estereótipo de longas horas de trabalho, salário baixo e muito trabalho. Portanto, muitos jovens estão se afastando dessa carreira. Também estamos observando que o número de graduados em contabilidade nas universidades e institutos politécnicos locais está caindo devido a essa concepção. Um dos motivos pelos quais estamos tentando mudar a mentalidade é que a qualificação e o diploma em contabilidade não se limitam à carreira financeira”, explica Leung.

Seminário internacional

Realizado em Singapura, na Ásia, pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), com a colaboração da parceira educacional Universidade Nacional de Singapura, o 7º Seminário Internacional de Excelência Empresarial tem como objetivo informar e posicionar empresários da área no que há de mais inovador no mercado. A programação, que acontece nesta semana até o dia 15 de setembro, conta com palestras sobre temas como gestão e liderança, empreendedorismo, macroeconomia, investimentos, inovação e transformação digital, além de workshops e visitas a startups, pólos empresariais e locais culturais e históricos do país. Esta é a última edição de um ciclo que passou pelos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Israel, trazendo a mesma trilha de conhecimento, mas cada local com perspectivas únicas.

Sobre o Sescon-SP

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) é o maior representante do setor de serviços no Estado de São Paulo e atua há mais de sete décadas pela valorização e crescimento das empresas de contabilidade e assessoramento, além de trabalhar permanentemente pela melhoria do ambiente de negócios, com mais simplificação, desburocratização, segurança jurídica e incentivo ao empreendedorismo. Mais informações: https://sescon.org.br/

Divulgação