EUA é o destino mais procurado por brasileiros em busca por emprego no exterior, com vagas no setor de tecnologia liderando as buscas

Abertura da Semana de Leitura de SP acontece no Theatro Municipal em celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna
1 de abril de 2022
Pesquisa aponta potencial de novas vagas de trabalho no mercado de gastronomia
1 de abril de 2022

Ao mesmo tempo, estadunidenses e portugueses são os que mais s0e interessam em trabalhar no Brasil, de acordo com dados do Indeed

De acordo com dados do Indeed, site número 1 de empregos no mundo, existe um movimento de busca por emprego em outros países acontecendo. Dados da plataforma mostram que em fevereiro de 2022, 2% das buscas feitas por candidatos no Brasil foram para empregos no exterior.

A flexibilização de medidas restritivas em muitos países, com o avanço da vacinação, queda no número de casos graves e reabertura de fronteiras, pode ser um incentivo para que os profissionais que nutrem esse desejo estejam começando a arregaçar as mangas.

As vagas nos EUA são as mais procuradas por brasileiros (35,9%), o Canadá aparece em segundo lugar na busca (21,3%), seguido de Portugal (16,9%) e Grã-Bretanha (5,9%).

Dos 15 cargos internacionais mais clicados, dez são de tecnologia, incluindo front end developer, software engineer, data scientist e graphic designer. Felipe Calbucci explica que a busca por essas vagas específicas é reflexo do setor aquecido em todo o mundo. “Vários países estão implementando programas para atrair esses profissionais, inclusive facilitando o visto para profissionais de TI para estimular a permanência de pessoas qualificadas no mercado nacional”, diz ele.

Estrangeiros também querem um emprego no Brasil

O Brasil também vem despertando o interesse de profissionais estrangeiros. A busca internacional por vagas no país cresceu 3% entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, segundo dados do Indeed.

A maioria das buscas vem de profissionais dos Estados Unidos (41,5%). Em segundo lugar aparece Portugal, mas com números bem mais modestos: 10,5%. O Canadá vem depois (4,5%), seguido por Grã-Bretanha (3,6%) e Chile (2,8%).

Para Calbucci, muitos desses profissionais são motivados por transformações trazidas pela pandemia, como mudança de prioridades, o fato de buscarem mais qualidade de vida ou até mesmo a abertura de um novo negócio. “Trabalhar no exterior permite expandir habilidades e ganhar experiência em um ambiente cultural diferente, sendo uma chance para melhorar a vida profissional e pessoal no futuro. E muitas pessoas estão mais dispostas a arriscar agora”, conclui.

Sobre Indeed Brasil

Por mais de 10 anos, o Indeed tem ajudado candidatos no Brasil durante todas as etapas da busca por emprego – totalmente gratuito. A cada mês são adicionadas mais de 200 mil novas vagas ao Indeed Brasil, e por meio de produtos como o ‘Perfil de Empresas’, o Indeed dá aos brasileiros acesso a mais de 12,3 milhões de avaliações e comentários sobre empresas, ajudando os candidatos a encontrar lugares incríveis para trabalhar.

Sobre o Indeed

Mais pessoas encontram empregos no Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é o site de emprego número 1 no mundo (comScore, março de 2020) e permite aos que procuram emprego procurar milhões de empregos em mais de 60 países e 28 idiomas. Mais de 3 milhões de empregadores usam o Indeed para encontrar e contratar novos empregados, tornando o Indeed o maior site de emprego nos EUA, Canadá, e no mundo. Mais de 250 milhões de pessoas a cada mês procuram empregos, publicam currículos e pesquisam empresas no Indeed, e o Indeed fornece 2,5X mais contratações do que outros locais de trabalho de marca combinados (BreezyHR, 2019). Para mais informações, visite br.indeed.com

pexels