“Eu”, nova música do Grupo Fato, ganha clipe dirigido por Vinícius Nisi

Desfralde? Qual o momento certo?
5 de março de 2020
Japi leva cores, funcionalidade e conceito à Expo Revestir 2020
5 de março de 2020

“Eu sou; eu ando; eu bato; eu beijo; eu como”. “Eu” é individualismo e pluralidade. E é também o nome da música de Ulisses Galetto que integra o novo álbum do Grupo Fato, Claro_Movimento, que acaba de ganhar clipe assinado pelo produtor musical e filmmaker Vinícius Nisi.

Para gravar o clipe, Nisi, que tem entre seus trabalhos mais conhecidos o vídeo “Oração”, da Banda Mais Bonita da Cidade (com mais de 40 milhões de visualizações no Youtube), escolheu cortes e takes secos que remetem à poesia concreta presente na música. O teaser do clipe já está nas redes sociais do Grupo Fato e o clipe completo pode ser acessado no próximo dia 11 de março, também nas redes sociais oficiais do Fato.

“A primeira coisa que me pegou na música foi o caráter de poesia concreta da letra. Acho que é muito interessante o diálogo desse tipo de poesia com as artes audiovisuais”, diz Nisi. A música remete ao individualismo do título. A letra de poucas palavras continua “Eu tiro; eu falto; eu fujo; eu brinco; eu caio; eu pago; eu penso”, colocando sempre a primeira pessoa em primeiro lugar.

“Pensando nesse individualismo, fizemos um clipe “vertical”. É o formato tradicional usado para vídeo no Instagram (o IGTV e os Stories são somente verticais), nas chamadas de vídeo e também que se adequa à câmera frontal do celular. É um tipo de enquadramento relativamente novo e diferente, mas que condiz com a forma que consumimos mídia atualmente, sobretudo pelo fato de que estamos 90% do tempo com o celular nessa posição. Além disso, também transmite um certo sufocamento, aperto, individualismo”, diz Nisi.

“Eu” é o segundo clipe do novo álbum do Grupo Fato, que será lançado oficialmente em abril, em Curitiba, antes do grupo seguir turnê por Porto Alegre, Buenos Aires e Montevideo. O primeiro foi “Lembra”, dirigido por Luciano Coelho e que já pode ser acessado.

Claro_Movimento tem produção musical do carioca João Cavalcanti, filho de Lenine, é o nono álbum do grupo paranaense que completa 26 anos em 2020.

*Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura: Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Incentivo: Opus Múltipla e House Cricket.

Apoio: OQ Produções e UG Audio.

@grupofato