Esteatose hepática uma doença silenciosa e caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado

Para evitar aglomeração, 16ª Caminhada do Coração será realizada de forma especial
18 de setembro de 2020
Para celebrar o Dia da Árvore, Instituto Akatu mostra como hábitos de consumo consciente ajudam na conservação da natureza
18 de setembro de 2020

Saiba como prevenir, Dr. Paulo Lessa comenta sobre a patologia que pode evoluir para quadros mais graves, como a cirrose.

Silenciosa e muito perigosa, a gordura no fígado é um problema recorrente para quem segue uma alimentação sem muitas regras. Também chamada de Esteatose Hepática, essa doença ocorre quando as células do fígado começam a ser infiltradas por células de gordura (triglicérides).

Sabemos que é normal ter um pouco de gordura neste órgão. Dr. Paulo Lessa, médico e proprietário do Instituto Lessa, explica que: em casos que a quantidade passa dos 5% é o momento para se preocupar. “E, por mais que a maioria das pessoas conheça a doença que tem origens pelo excesso de consumo de álcool, ela pode aparecer por conta do excesso de peso e obesidade”, conta.

Muitas vezes, o fígado gorduroso não provoca nenhum tipo de sintoma; por essa razão, a Esteatose Hepática é tão grave. Nesse caso, a detecção se dá por meio de exames de ultrassonografia do abdômen, tomografia ou ressonância magnética, quando é possível notar o fígado aumentado. No entanto, Paulo conta que em casos intermediários e avançados já dão sinais do seu aparecimento, entre eles:

– Cansaço e fadiga;

– Perda de apetite;

– Inchaço;

– Dor de barriga constante;

– Hemorragia;

– Fezes sem cor;

– Pele e olhos amarelos;

– Alterações no sono;

– Confusão mental.

QUAL É A MELHOR FORMA DE TRATAR A ESTEATOSE HEPÁTICA?

Dr. Paulo indica a boa e velha mudança na alimentação. Eliminar do cardápio todo consumo de açúcar, farinha branca e gordura ruins e comer vegetais, grãos, castanhas e carnes magras. E claro, não se esqueça de praticar atividade física. Essa é a melhor forma de ficar livre da doença e garantir a sua saúde.

Um diagnóstico precoce é extremamente importante, uma vez que pode evitar consequências graves associadas à doença, como a necessidade de transplantar o órgão em razão de seu estado danoso. Procure um médico que entenda do assunto e que tenha uma equipe multidisciplinar para te ajudar da melhor forma possível!

SOBRE DR. PAULO LESSA:

Dr. Paulo Lessa é capixaba e especialista em saúde e qualidade de vida. Atualmente atende seus pacientes no Instituto Lessa, onde é proprietário com a sua esposa, em Vitória-ES. Também conta com mais de 190 mil seguidores em seu perfil no Instagram.

Instagram: @drpaulolessa

Photo by Carolina Heza on Unsplash