Estados brasileiros abrem as portas ao turismo e país registra 1,7 mil voos diários

Lansay e Instituto Protea juntos na campanha Outubro Rosa
14 de outubro de 2021
PUCPR abre inscrições para Vestibular 4.0 para o início em 2022
15 de outubro de 2021

Média diária de voos domésticos já representa 75% das viagens que as companhias aéreas operavam antes da pandemia

A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 tem, felizmente, reduzido o número de óbitos em decorrência da doença. Com o aumento na quantidade de pessoas imunizadas, os Estados brasileiros têm flexibilizado as regras de quarentena e retomado, gradualmente, as atividades turísticas.

Uma breve análise dos decretos estaduais expedidos nos últimos meses referentes às medidas restritivas permite observar essa tendência de flexibilização. No Estado de São Paulo, por exemplo, o Governo já liberou a volta do público aos estádios de futebol.

Outros Estados têm adotado medidas semelhantes. Jogos de futebol com torcida já ocorreram, inclusive, no Rio de Janeiro, Brasília e em Minas Gerais. Além disso, é possível notar que os decretos estaduais mais recentes liberam, sob um conjunto de regras sanitárias, o funcionamento do comércio, de bares e restaurantes, hotéis, teatros, cinemas, atividades culturais, lazer, entre outras. Até a realização de grandes eventos em 2022, como o Carnaval, já estão sendo discutidos pelas autoridades municipais.

Crescimento do turismo em 2021

O cenário é bem diferente do vivido durante o ano de 2020 e os primeiros meses de 2021. Para o setor de turismo, um dos mais afetados pela crise sanitária, o avanço da vacinação tem gerado mais flexibilização e incentivo ao turismo por parte do poder público. Já na perspectiva dos viajantes, a imunização tem provocado uma maior procura por passagens aéreas e roteiros turísticos nacionais.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a malha aérea doméstica registrou, em setembro, uma média diária de 1,7 mil partidas, o que representa 75% da oferta de voos que as companhias brasileiras operavam no início de março de 2020, antes do agravamento da pandemia no Brasil.

De acordo com a entidade, foi o quinto mês consecutivo de alta nesse indicador. “Esse resultado mostra a resiliência das companhias aéreas nacionais. Importante lembrar que a continuidade desse desempenho está vinculada ao ritmo de vacinação e ao não agravamento da pandemia”, pontua o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, em comunicado divulgado no site da associação.

Dados do IPC Maps, empresa que trabalha com geoprocessamento e dados de potencial de consumo no País, mostram que os brasileiros tendem a gastar mais com viagens até o fim do ano, em comparação com 2020. A informação foi repercutida pelo Jornal O Estado de São Paulo.

Uma pesquisa realizada pela MaxMilhas, travel tech que oferece passagens aéreas com desconto, corrobora com essa tendência. Os dados indicam que 86% dos brasileiros já estão viajando ou ansiosos para a próxima viagem. Para 74% dos entrevistados, a prioridade no primeiro momento serão as viagens nacionais.

E esse movimento não tem sido sinalizado apenas pelos consumidores. Segundo um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), seis em cada dez operadoras de turismo esperam uma alta no faturamento até dezembro de 2021.

O cenário de maior flexibilização nos Estados brasileiros também tem gerado impacto no mercado de trabalho. De acordo com o Ministério do Turismo, o avanço da vacinação, a alta nos índices de ocupação hoteleira, na aviação civil e nas demais atividades turísticas geraram um crescimento de 25% nas vagas formais ocupadas em julho, em relação ao mês anterior.

Protocolos sanitários

A liberação das atividades econômicas e a retomada do turismo não dispensam, contudo, a adoção das medidas sanitárias. Os decretos estaduais em todo o País ainda restringem, no geral, eventos durante a madrugada e a realização de grandes eventos que geram aglomerações de pessoas.

Além do mais, cada estabelecimento comercial, cultural e de lazer ainda precisa exigir o uso de máscara, controlar os percentuais permitidos de ocupação dos espaços, incentivar a higienização das mãos com álcool em gel e intensificar a limpeza dos ambientes.

Mesmo os Estados que já planejam a volta do público em estádios de futebol e a realização de eventos testes, como grandes shows, exigem requisitos para evitar a propagação do vírus, a exemplo da comprovação da vacina e da apresentação de testes negativos para Covid-19.

Nesse sentido, os brasileiros que desejam viajar devem usar máscara, evitar grandes aglomerações e ter em mãos o comprovante da vacina. Também é necessário consultar as informações oficiais de cada destino e verificar o que pode e o que não pode antes de embarcar.