Espetáculo Romeu e Julieta para crianças

Inteligência artificial vai ajudar dermatologistas a avaliar pele de pacientes
7 de outubro de 2019
Começa a operar em Curitiba usina que vai gerar energia limpa no Parque Barigui
7 de outubro de 2019

Um solo que aproxima crianças do clássico de Shakespeare

Uma releitura de Romeu e Julieta que vai mexer com a imaginação de crianças de todas as idades no final de semana do Dia das Crianças. O espetáculo, inspirado na obra de Ruth Rocha, no conto em versos de William Shakespeare e O Sortilégio da Mariposa de Federico Garcia Lorca, se apropria deste grande clássico para abordar o amor libertador. Serão duas sessões no Guairinha, dias 12 e 13 de outubro, às 16h, em uma produção da TontoTom Artes.

Nessa adaptação, o ator Edgar Assumpção embarca em um solo e dá vida a um Escritor Mariposa que vive em um jardim e dedica seus dias a escrever histórias. Mas ele teme esquecer tudo que escreve e então guarda-as em casulos. Um certo dia, uma dessas histórias resolve voar e ele não sabe para onde ela foi. E é nesse momento que ele embarca em um passeio de aventuras e descobertas para aprender que a liberdade faz a história crescer.

Descobre sons, musicalidades, danças e poesia. E, ali, aos olhos do público vai escrevendo uma nova história sobre Julieta, uma borboleta amarela como o Sol que queria conhecer outros canteiros de outras cores, mas que seus pais não a permitiam. Romeu, uma borboleta azul queria passar suas tardes voando pelo canteiro de rosas vermelhas, mas seu pai estava sempre lhe proibindo. Assim, com a ajuda de seus amigos Ventinho e Girassol, as borboletas tornam-se melhores amigos e descobrem brincadeiras por todos os canteiros, mas sem ninguém ficar sabendo. Amor, amizade, respeito à pureza da criança e respeito à natureza são as máximas dessa peça que é encenada a partir de diversas linguagens como narração de história e a técnica de manipulação de objetos. Os pequenos ora verão Romeu e Julieta nas mãos do ator, ora em seus pés, noutra manipulados em varetas.

Esse espetáculo recebeu o prêmio de Melhor Dramaturgia pelo Festival de Teatro de Pinhais e no IV Festival de Teatro de Pontal do Paraná nas categorias de Melhor Ator, Melhor Direção, Melhor Espetáculo, Melhor Figurino, Sonoplastia, Cenografia e Iluminação. Também foi selecionado para o 12º FENATIFS – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – BA. Apresenta-se no 1º FEAC – Festival de Artes Cênicas de Colombo-PR sendo indicado nas categorias de “Melhor Intérprete e Melhor Direção”. A direção, interpretação e concepção são de Edgard Assumpção, pesquisador do Teatro para Crianças e que recebeu o prêmio Gralha Azul 2016/17 do Governo do Estado do Paraná na categoria de Melhor Ator em Espetáculo Para Crianças com o espetáculo “Napo – Um Menino Que Não Existe” pela Companhia do Abração (Curitiba/PR).

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro ou pelo site www.ticketfacil.com.br a R$ 10 a meia entrada. Meia entrada é válida para doadores de sangue, estudantes, idosos, PNE´s, professores e portadores de câncer. Criança de 3 a 12 anos paga meia entrada, menores de dois anos no colo não precisam de ingresso. Mais informações na rede social @tontotomartes

Ficha técnica

Texto, Direção e Atuação: Edgard Assumpção

Sonoplastia: Nara Cavalli

Iluminação: Adalberto Hoch

Figurino: Arnaldo Silveira

Maquiagem: Janaina Graboski

Adereços: Ana Maria Crouché

Serviço

O que: Espetáculo Infantil Romeu e Julieta

Quando: 12 e 13 de outubro, às 16h

Onde: Teatro Guaíra – Guairinha – Rua XV de Novembro,

Quanto: R$ 10 a meia entrada. Meia entrada é válida para doadores de sangue, estudantes, idosos, PNE´s, professores e portadores de câncer. Criança de 3 a 12 anos paga meia entrada, menores de dois anos no colo não precisam de ingresso.

Ponto de venda: bilheteria do teatro ou www.ticketfacil.com.br

Informações: @tontotomartes

Crédito de foto: Divulgação