Espécie rara de samambaia é descoberta no litoral do Paraná

Rede Cia Athletica disponibiliza aulas em vídeos durante período que academias ficarem fechadas
23 de março de 2020
Grand Hotel Rayon permanece aberto seguindo medidas preventivas ao Covid-19
23 de março de 2020

Pesquisa realizada por cientistas da UFPR na Reserva Natural Guaricica registrou um total de 204 espécies de samambaias e licófitas

Uma espécie de samambaia ainda não registrada foi encontrada na Reserva Natural Guaricica, em Antonina, no litoral paranaense. A Oleandra australis é conhecida apenas de duas coletas provenientes da reserva, que protege 8,7 mil hectares do bioma Mata Atlântica. A espécie é descrita como raríssima pelos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsáveis pela coleta. Essa variedade de samambaia não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo.

O estudo analisou amostras coletadas na reserva natural mantida pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), abrangendo uma área de floresta preservada na região da planície costeira do estado, entre o Oceano Atlântico e as montanhas da Serra do Mar.

O número de samambaias e licófitas encontradas na reserva é maior, por exemplo, que as espécies registradas em todo o território da Nova Zelândia, além de representar 47% das variedades de samambaias e licófitas já identificadas no estado do Paraná. Segundo Fernando Matos – um dos autores do estudo e Doutor em Biologia pela Universidade da Cidade de Nova York –, a pesquisa também foi a primeira a compilar as 204 espécies da planície costeira do Paraná em uma lista de classificação. “Os resultados desse estudo complementam o conhecimento já existente sobre a flora do Paraná. Encontramos na Reserva [Natural] Guaricica aproximadamente 40 espécies exclusivas da Mata Atlântica brasileira”, explica.

A maior parte das amostras coletadas foram analisadas utilizando bibliografias especializadas e comparando com coleções dos herbários do Museu Botânico Municipal (MBM), do Jardim Botânico de Nova York (NY) e da Universidade Federal do Paraná (UPCB). De acordo com Fernando, as visitas para coleta contaram com apoio logístico e orientações da equipe técnica da SPVS. “Muitos fatores podem contribuir para a diversidade encontrada neste estudo, incluindo a extensão da área, vegetação de diferentes tipos, entre outros. Com uma ótima infraestrutura para pesquisadores, a Reserva Guaricica é um dos melhores lugares para desenvolvimento de estudos nesta área no Brasil”, afirma Matos.

Reserva Natural Guaricica

A Reserva Natural Guaricica foi criada pela SPVS em 1999 e tem cerca de 8.7 mil hectares de extensão. A área foi adquirida pela instituição e passou por um processo de restauração ecológica para recuperar biodiversidade da Mata Atlântica na região. Dentro da reserva estão o Centro de Educação Ambiental da SPVS e com a Trilha da Guaricica, composta por um percurso de 1.200 metros mapeados para utilização pelos pesquisadores.

As reservas da SPVS já acolheram o desenvolvimento de mais de 100 pesquisas científicas de diferentes instituições, cerca de 15 deles em parceria com a UFPR. “Os pesquisadores encontram uma infraestrutura completa para os trabalhos de campo, que inclui alojamento, refeitório, sala de trabalho com acesso à internet e trilhas mapeadas para monitoramento. A realização de pesquisas é essencial para o manejo das reservas, por identificar áreas prioritárias para conservação”, comenta Reginaldo Ferreira, coordenador das Reservas Naturais da SPVS.

Além da conservação do bioma e de espécies raras da fauna e flora nativas, as Reservas Naturais também geram benefícios sociais e econômicos. Desde 2019, as três reservas mantidas pela SPVS fazem parte da Grande Reserva Mata Atlântica, iniciativa que tem o objetivo de tornar o último grande remanescente preservado deste bioma um destino para o turismo de natureza, promovendo o desenvolvimento econômico regional. O projeto envolve atores de diversas áreas, abrangendo um vasto contínuo de quase dois milhões de hectares entre os Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Confira o artigo completo em inglês em: https://checklist.pensoft.net/article/46473/element/8/92183//