Especialistas se reúnem para discutir ocupação na região do Lago Corumbá IV, na sexta

Brizza, marca do grupo Arezzo&Co, lança coleção inspirada no universo musical
16 de setembro de 2022
Desfile Michael Kors NYFW
16 de setembro de 2022

Profissionais reconhecidos internacionalmente na área de arquitetura e entretenimento se encontrarão no Escarpas Eco Parque para planejamento de 11 milhões de metros quadrados banhados pelo Lago, no município de Abadiânia. Entre os participantes, está o bicampeão olímpico, Torben Grael

Nomes de referência da arquitetura, do lazer e entretenimento se reúnem nesta sexta-feira (16/09) para definir como será a ocupação de 11 milhões de m² de área do entorno do lago Corumbá IV, no município de Abadiânia. A iniciativa é do empreendimento Escarpas Eco Parque e tem como principal objetivo construir coletivamente um planejamento (masterplan) das próximas etapas do projeto, que aproveite da melhor forma os recursos naturais da região e a sua integração com a vida urbana.

Entre os participantes do evento está o bicampeão olímpico, e um dos principais iatistas brasileiros, com lugar de destaque no cenário internacional, sendo o primeiro brasileiro a integrar o Hall da Fama da vela, Torben Grael. O esportista, por meio de sua empresa Intermarinas, implantará a marina no Escarpas.

Participam também da colaboração a paisagista Yara Hasegawa, responsável por grandes projetos de paisagismo e revitalização de espaços urbanos; Andrey Machado e Kardec Borges, que assinam projetos como o Hard Rock Hotel de diversas cidades brasileiras; o empresário Rogério Giordani, um dos sócios do renomado Empório Saccaria, em Goiânia, e que está levando a alta gastronomia para o Lago Corumbá IV por meio do Restaurante Baru; o sócio do grupo Lagoa Quente, Heremnius Ferreira Barbosa Junior; entre outros importantes nomes.

O encontro será organizado pela Tropical Urbanismo e conduzido pela Luci Costa, arquiteta goiana com quase 50 anos de experiência em projetos de preservação ambiental, em parceria com Ivo Szterling, arquiteto de São Paulo, que já participou de mais de 200 projetos de empreendimentos em todo o Brasil. A arquiteta Andreia Acciolly também integra o time coordenador.

Luci explica por que é importante a participação de profissionais de diversos segmentos porque proporciona um olhar mais assertivo sobre a execução do projeto e a ocupação qualificada do entorno do Lago Corumbá IV. “Quando a gente trabalha em apenas uma área, não desenvolvemos um olhar mais crítico com relação a outros pontos. Quando reunimos pessoas com conhecimentos específicos, conseguimos ampliar a nossa percepção”, pontua a arquiteta. Esta forma de trabalho de cocriação é conhecida na arquitetura como Charrete.

Ela comenta que o principal objetivo da Charrete é levar em consideração a preservação ambiental da região para o desenvolvimento da nova etapa do Escarpas. “Precisamos delimitar todo o espaço que deve ser preservado naquela região para somente depois estruturar os equipamentos que farão parte do Escarpas. Por exemplo, as pessoas que trabalham no empreendimento vão morar em um núcleo ou na cidade? Que comércio podemos estabelecer em comum a todos? Que áreas de lazer podemos estruturar? Tudo isso vamos discutir nesse encontro”, completa Luci.

As atividades do grupo começam logo pela manhã. O cronograma de atividade dos especialistas começará com um reconhecimento territorial de toda a área e depois iniciam-se os debates.

Situado entre Brasília e Goiânia, capitais federal e do Estado de Goiás, respectivamente, o Lago Corumbá IV está se tornando uma das principais atrações turísticas para essa região, que é a de maior crescimento populacional do Centro-Oeste. Com área de 173 quilômetros quadrados e capacidade de 3,7 trilhões de litros de água, o Lago Corumbá IV possibilita diversas atividades voltadas para o contato com a natureza. Ele banha sete municípios e está recebendo cada vez mais empreendimentos voltados ao lazer.

Empreendimento
Às margens do Lago Corumbá IV, o Escarpas Eco Parque é um complexo de lazer com 11 milhões de metros quadrados. A primeira fase, já parcialmente pronta, inclui um condomínio ecológico que conta com clube, lazer, marina, restaurante, e ecoaventura para todos os gostos e idades, tudo isso em um só lugar. A previsão é de que as obras da primeira fase do complexo sejam totalmente concluídas até o final de 2023. O empreendimento da Tropical Urbanismo e Incorporação, Grupo Ferroeste e Ever Soluções Urbanas.

crédito foto Laila Machado