Especialista orienta investimentos no mercado financeiro em 2019

Agência de turismo sediada em Chicago apresenta roteiros exclusivos para trade
11 de janeiro de 2019
BMW Group vendeu mais de 140 mil veículos eletrificados em 2018
14 de janeiro de 2019

A partir de R$ 30,00, dependendo do objetivo e perfil do investidor, é possível começar uma carteira de curto, médio ou longo prazo

O sócio-proprietário da Goldrock Investimentos, Paulo Trauchinski, explica que há três passos importantes que precisam estar bem definidos para entrar no mundo do mercado financeiro: saber qual o objetivo do investimento, o perfil do investidor e finalmente escolher onde aplicar o dinheiro. Uma vez tendo isso em mente, qualquer pessoa pode começar a investir e não precisa ser na tradicional caderneta de poupança.

Trauchinski diz que para cada objetivo existe um investimento adequado. Ele prefere focar em objetivos de longo prazo pois a construção da estratégia é mais consistente e as chances de sofrer contratempos é mais distante, com as oscilações comuns ao mercado financeiro. É o caso, por exemplo, de quem pretende uma renda na aposentadoria complementar ao INSS, que pode investir durante a fase produtiva em renda fixa, renda variável, produtos protegidos da inflação ou fundos multimercados. Já, se o objetivo é a curto ou médio prazo, como uma viagem ao exterior ou a compra de um carro novo, existem outros investimentos mais adequados como o Tesouro Direto ou títulos privados.

O perfil do investidor vai definir também as possibilidades de investimento que mais se encaixa em sua demanda. O perfil se divide em conservador, moderado e arrojado e – é praxe de quando se investe dinheiro – defini-lo através de um questionário assertivo. “É a partir daí, depois de saber o objetivo e definir o perfil do investidor que orientamos sobre a escolha dos investimentos”, reforça Trauchinski.

Vantagens

Não é preciso muito dinheiro para começar a investir em fundos ou outra aplicação financeira. Basta R$ 30,00, por exemplo, para comprar títulos públicos como Tesouro Selic, IPCA+ e pré-fixados. Segundo Trauchinski, a principal vantagem de procurar uma corretora de valores para investimentos é que ela tem todas as opções dos bancos. Já cada banco oferece investimentos só daquele estabelecimento. Outra vantagem, segundo Trauchinski, é que a abertura de conta numa corretora é 100% gratuito.

Dívidas

Trauchinski também alerta que investimentos no mercado financeiro podem não ser um bom negócio para quem tem dívidas. Para investir é bom se livrar das dívidas, uma vez que os juros dos empréstimos bancários são maiores do que o rendimento do investimento. “É melhor pagar a dívida e depois retomar os investimentos”, aconselha. Outra recomendação para quem quer começar a investir é a necessidade de ter uma reserva de emergência, para o caso de algum imprevisto.

Goldrock Investimentos

A Goldrock Investimentos é um escritório de assessoria de investimentos, em Curitiba, reconhecido no Brasil pela capacidade de ajudar as pessoas a alcançar seus sonhos através do aperfeiçoamento da maneira de investir e de planejar seu futuro financeiro. Nossos clientes são pessoas que se preocupam com o seu futuro financeiro e que buscam na Goldrock um atendimento diferenciado, com profissionais extremamente qualificados, capazes de apresentar as melhores e mais adequadas soluções de investimentos. Com dois anos de mercado, tem parceria com a Guide Investimentos, assessorando os clientes da corretora.

Crédito foto: Patricia Klemtz