Especialista orienta investimentos no mercado financeiro em 2019

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A partir de R$ 30,00, dependendo do objetivo e perfil do investidor, é possível começar uma carteira de curto, médio ou longo prazo

O sócio-proprietário da Goldrock Investimentos, Paulo Trauchinski, explica que há três passos importantes que precisam estar bem definidos para entrar no mundo do mercado financeiro: saber qual o objetivo do investimento, o perfil do investidor e finalmente escolher onde aplicar o dinheiro. Uma vez tendo isso em mente, qualquer pessoa pode começar a investir e não precisa ser na tradicional caderneta de poupança.

Trauchinski diz que para cada objetivo existe um investimento adequado. Ele prefere focar em objetivos de longo prazo pois a construção da estratégia é mais consistente e as chances de sofrer contratempos é mais distante, com as oscilações comuns ao mercado financeiro. É o caso, por exemplo, de quem pretende uma renda na aposentadoria complementar ao INSS, que pode investir durante a fase produtiva em renda fixa, renda variável, produtos protegidos da inflação ou fundos multimercados. Já, se o objetivo é a curto ou médio prazo, como uma viagem ao exterior ou a compra de um carro novo, existem outros investimentos mais adequados como o Tesouro Direto ou títulos privados.

O perfil do investidor vai definir também as possibilidades de investimento que mais se encaixa em sua demanda. O perfil se divide em conservador, moderado e arrojado e – é praxe de quando se investe dinheiro – defini-lo através de um questionário assertivo. “É a partir daí, depois de saber o objetivo e definir o perfil do investidor que orientamos sobre a escolha dos investimentos”, reforça Trauchinski.

Vantagens

Não é preciso muito dinheiro para começar a investir em fundos ou outra aplicação financeira. Basta R$ 30,00, por exemplo, para comprar títulos públicos como Tesouro Selic, IPCA+ e pré-fixados. Segundo Trauchinski, a principal vantagem de procurar uma corretora de valores para investimentos é que ela tem todas as opções dos bancos. Já cada banco oferece investimentos só daquele estabelecimento. Outra vantagem, segundo Trauchinski, é que a abertura de conta numa corretora é 100% gratuito.

Dívidas

Trauchinski também alerta que investimentos no mercado financeiro podem não ser um bom negócio para quem tem dívidas. Para investir é bom se livrar das dívidas, uma vez que os juros dos empréstimos bancários são maiores do que o rendimento do investimento. “É melhor pagar a dívida e depois retomar os investimentos”, aconselha. Outra recomendação para quem quer começar a investir é a necessidade de ter uma reserva de emergência, para o caso de algum imprevisto.

Goldrock Investimentos

A Goldrock Investimentos é um escritório de assessoria de investimentos, em Curitiba, reconhecido no Brasil pela capacidade de ajudar as pessoas a alcançar seus sonhos através do aperfeiçoamento da maneira de investir e de planejar seu futuro financeiro. Nossos clientes são pessoas que se preocupam com o seu futuro financeiro e que buscam na Goldrock um atendimento diferenciado, com profissionais extremamente qualificados, capazes de apresentar as melhores e mais adequadas soluções de investimentos. Com dois anos de mercado, tem parceria com a Guide Investimentos, assessorando os clientes da corretora.

Crédito foto: Patricia Klemtz

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.