Especialista dá dicas para aproveitar o Carnaval em tempos de coronavírus

KIA é aclamada em mais uma edição do iF Design Awards
12 de fevereiro de 2020
Smartphones mais buscados no Zoom em janeiro: Redmi 8 Note segue na liderança
12 de fevereiro de 2020

Professora infectologista da EAD Unicesumar aconselha moderação e álcool gel

O Carnaval vem chegando e a pergunta que mais se ouve nas ruas é sobre a segurança dos foliões em relação ao temido Coronavírus. Vale o risco para brincar a folia ao som dos bloquinhos de rua, nos salões dos clubes ou mesmo nas arquibancadas das avenidas por onde passam as escolas de samba?

Se você tiver em algum dos grupos de risco como idosos, pessoas com imunidade baixa, crianças bem pequenas ou estiver grávida, a recomendação da infectologista e professora do curso de Gestão Hospitalar da EAD Unicesumar, Karla Larissa Trassi Ganaza, é evitar a exposição.

Do contrário, a folia está liberada com moderação. Karla lembra que cuidar bem da saúde, bebendo muita água, comendo em locais limpos e fazendo a higiene das mãos com frequência, o risco é menor.

“Diante do conhecimento ainda limitado sobre esse novo tipo de coronavírus, a comunidade científica internacional tem se mobilizado em busca de respostas sobre os modos de transmissão da doença, sintomatologia dos pacientes, medidas preventivas e tratamentos a serem realizados”, diz a especialista.

A professora dá algumas dicas para quem quer se proteger e ainda assim brincar os cinco dias de Carnaval.

  1. É recomendável levar com você álcool gel. Coloca no bolso e, de vez em quando, dá uma borrifada nas mãos.
  2. O Ministério da Saúde ainda não considera necessária a utilização de máscaras, mas se quiser levar a de um personagem, sem problemas.
  3. Evite o beija-beija no Carnaval. Pode haver transmissão do coronavírus -afinal de contas você não vai pedir o passaporte da pessoa, não é?
  4. Essa história de que no Carnaval copo e garrafa não tem dono, esquece. Uma das medidas preventivas é o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como copos e garrafas.
  5. Alguém espirrou do seu lado? Não se desespere. Evite tocar as mucosas do nariz, boca ou olhos. Higienize as mãos, usando o álcool gel que está no bolso. Aproveita e vai tomar um “arzinho”.
  6. Bebeu demais? Cuidado! O consumo exagerado de álcool prejudica a capacidade do sistema imunológico de combater infecções virais.
  7. Calor, suor, chá cítrico, plástico na cabeça, capa de chuva matam ou evitam o vírus. Fake News!!
  8. Vai precisar do banheiro químico. Leva o álcool gel com você!
  9. Acabou o Carnaval e você gripou? Sem pânico, mas procure o médico. Não vai se automedicar!
  10. Não fuja de ninguém. Preconceito é crime!

 Aproveite para se divertir porque não está fácil para ninguém!

 Unicesumar – Atualmente, a Unicesumar possui 200 mil alunos em mais de 700 polos de educação a distância por todo o Brasil, além de três polos internacionais, localizados em Miami (EUA), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Genebra (Suíça). No ensino presencial, conta com quatro campi, todos no Paraná, nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa.