Especialista dá dicas do que observar na hora de alugar uma casa ou apartamento

Em Ubatuba, arquiteto Cezar Scarpato projeta pousada pé na areia, que une brasilidade e sustentabilidade em sua concepção
11 de novembro de 2021
Pesquisa mostra como os recursos visuais orientam o comportamento dos brasileiros em torno da sustentabilidade
11 de novembro de 2021

Coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Cruzeiro do Sul Virtual, Samuel Dereste dos Santos, orienta pontos que leigos devem observar na estrutura do imóvel antes de fazer a aquisição

Comprar ou alugar um imóvel sempre traz muitas dúvidas aos interessados em mudar ou em fazer um novo investimento. Entretanto, a tarefa fica ainda mais difícil para os leigos que não entendem muito dos processos e dos detalhes que precisam ser levados em consideração para concluir a aquisição.

Diante disso, o coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Cruzeiro do Sul Virtual, Samuel Dereste dos Santos, esclarece alguns pontos importantes que devem ser observados e avaliados. Confira!

  1. Antes de alugar um imóvel avalie sua necessidade de espaço. O locatário deve avaliar, antes de tudo, o que ele precisa ter dentro de casa. Feita esta análise crítica, deve questionar acerca do que a pessoa mais utiliza no imóvel. De repente, para quem fica fora de casa o dia todo, seja mais interessante um dormitório aconchegante com TV, por exemplo, do que uma “Sala de TV” dentro de casa. Desta forma, ao fazer este check-up será possível ter uma noção de quantos cômodos a pessoa precisa para ter uma vida confortável em casa. Geralmente isso acaba sendo mais difícil para aquelas pessoas que tem crianças e que ficam muito tempo em casa.
  2. Analisar a estrutura do imóvel. Desconfie de trincas excessivas e umidades, pois pode significar que tenha problemas de patologia, e isso pode implicar em mofos e até mesmo em insegurança estrutural. Quanto a pisos, portas, janelas, paredes, é importante olhar a integridade (se está em bom estado de conservação). Analise os banheiros, cozinhas e áreas de serviço e veja se as torneiras, ralos e afins estão funcionando corretamente e não soltam mau cheiros, visto que isso incomoda muito no dia a dia.
  3. Verifique a logística dos seus trajetos diários com seu local de morar. Ao alugar/comprar um apartamento ou casa, veja primeiramente se esse imóvel pode ajudar a economizar nos seus trajetos diários. Morar próximo de grandes eixos pode ser interessante para pessoas que se deslocam de transporte público.
  4. Observe a parte elétrica. A Instalação Elétrica é parte fundamental de uma casa ou apartamento. Ao alugar ou comprar, abra o quadro geral de distribuição e veja se há a separação dos circuitos por cômodos, e se os disjuntores funcionam corretamente. Desconfie de imóveis que possuam dois ou três disjuntores, isso significa que todos os circuitos estão ligados no mesmo ponto, o que pode gerar superaquecimento e queimas de equipamentos.
  5. Valor mensal de condomínios sofisticados ou simples. O condomínio é a parte indissociável do apartamento. O locatário precisa entender que, existem condomínios mais simples e mais sofisticados, e quanto mais sofisticado for, serão maiores os gastos com o valor do condomínio mensal. Outro aspecto é o quanto que este alugador ou comprador usufruirá dos benefícios do condomínio. Existem pessoas que moram em condomínios sofisticados e que nunca usufruem das áreas comuns.
  6. Negociação de valores. A valoração dos imóveis está associado a localização, conservação do imóvel, tamanho, benfeitorias, benefícios do condomínio, entre outros. Caso na região esteja oferecendo imóveis com preço menor, o mesmo pode estar negociando, mas isso é bastante particular, e regido muitas vezes por demandas de mercado. Existem regiões em São Paulo que de um lado da rua o valor do aluguel é “x”, e do outro lado é “2x”, em uma mesma região, às vezes, uma questão de 1500 metros muda radicalmente o valor, por isso é importante ficar atento.

O professor ressalta ainda que existem empresas de vistorias que podem auxiliar as pessoas no processo de escolha do imóvel. “Para casos complexos, o ideal é contratar a consultoria de um Arquiteto ou de um Engenheiro Civil. Estes profissionais possuem competências técnicas que podem verificar possíveis problemas sistêmicos e que possam atender pontualmente as demandas dos locatários”, explica.

Por fim, o docente orienta que a pessoa tenha paciência e pesquise bastante imóveis pela internet, imobiliárias e demais plataformas antes de finalizar qualquer aquisição. “Sugiro que a pessoa sempre faça esse exercício da busca por imóveis, mas jamais compre ou alugue sem ir pessoalmente até o imóvel e ver como ele se encontra no estado real. Além disso, antes de fechar negócio, ande pelo bairro, use os transportes, simule trajetos em horário de pico, para evitar surpresas indesejadas”, conclui.

Photo by vitamina poleznova on Unsplash