Especialista alerta para riscos de endividamento com cartão consignado do INSS

Feriadão da Proclamação da República na Ilha de Boipeba (BA), na Pousada Mangabeiras
9 de novembro de 2022
Lacoste libera novas NFT’s na coleção UNDW3
10 de novembro de 2022

Segundo a educadora financeira Bruna Allemann, o benefício deve ser usado com gastos emergenciais para evitar a contração de novas dívidas

O novo cartão consignado do INSS, benefício exclusivo liberado para aposentados e pensionistas, garante o comprometimento de até 45% da renda previdenciária. A modalidade é similar ao cartão de crédito convencional. A diferença está na forma como a fatura é quitada. Nesse caso, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento da aposentadoria ou pensão. Ao menos três bancos já oferecem a modalidade: Santander, Crediperto e BMG.

Para Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo, fintech especializada em renegociação de dívidas, o novo cartão consignado do INSS deve ser usado com cautela. Deve-se dar preferência ao uso com gastos emergenciais, como a compra de remédios, por exemplo.

“O benefício traz uma falsa sensação de segurança. É importante lembrar que só o valor mínimo da fatura, correspondente a 5% da renda previdenciária, será coberto pelo benefício. Então, evite utilizar esse recurso para outras finalidades. O risco de endividamento é alto. E ao invés de acertar uma dívida, o consumidor pode acabar com outra muito maior”, explica Bruna.

O Brasil concentra hoje quase 32 milhões de idosos. Segundo levantamento da Acordo Certo, de janeiro a agosto de 2022, consumidores acima de 64 anos fecharam mais de 99 mil acordos financeiros. A média foi de 1,58 acordos por consumidor – ou seja, as pessoas buscaram mais de um tipo de acordo para arcar com diferentes dívidas.

Mais sobre o consignado do INSS – Para os consumidores que vão aderir o produto, não há pagamento de anuidade e ainda é possível sacar 70% do limite máximo de crédito autorizado pelo banco – sem o comprometimento da margem para contratação de empréstimos.

O prazo de pagamento é de até 40 dias. Com a adesão, o beneficiário também terá acesso a desconto em farmácias, auxílio e assistência gratuitos em caso de funeral. Como qualquer cartão, existem riscos de endividamento, ainda que as taxas sejam menores que as de cartões de crédito comuns.