Especial ceia de Natal: Pratos e receitas rápidas e irresistíveis para celebrar

Museu MM Gerdau batiza terraço em homenagem a Paulo Mendes da Rocha e lança Tour Virtual inédito no Dia do Arquiteto e Urbanista(15/12)
14 de dezembro de 2021
Câncer de pele: evolução em técnicas de remoção de tumores e reconstrução da pele melhora prognóstico de pacientes
14 de dezembro de 2021

A noite pede pratos especiais, servidos em uma mesa posta e em quantidade suficiente para todos os convidados

A ceia de Natal costuma ser bem caprichada, com inúmeros pratos, um mais saboroso que o outro, e uma decoração impecável, afinal, é uma noite de celebração com os entes mais queridos.

Cada família tem a sua tradição quando o assunto é esta noite. Algumas assam um grande peru, há aquelas onde o panetone e a rabanada não podem faltar na hora da sobremesa, e, em alguns lares, predomina uma culinária diferenciada, como a japonesa.

Não importam os costumes, mas sim que todos os pratos sejam suficientes para evitar desperdício e que sejam devorados primeiro com os olhos. Por isso, quem vai abrir a casa para a ceia deve apostar em receitas irresistíveis.

Não exagere na quantidade

A ceia natalina remete a uma mesa farta, com pratos generosos e variedades mil. Porém, esta mesa também costuma ser farta em desperdício de alimentos.

Com a disparada no preço dos alimentos e 19 milhões de brasileiros famintos no país, ninguém vai querer desperdiçar.

Isso não significa que o anfitrião deva servir uma quantidade reduzida de comida, mas sim que é preciso de planejamento para que todos os convidados saiam satisfeitos e que as tigelas fiquem vazias.

Definir a quantidade de pessoas presentes, elaborar um cardápio que agrade a todos ou à maioria e ir às compras com uma lista em mãos evitará cozinhar mais do que o necessário. Além disso, evite mudar os planos de última hora.

Se o anfitrião sabe que os convidados costumam levar um prato na última hora, é possível enxugar ainda mais as quantidades ou remover alguns pratos do menu.

Outra boa estratégia é garantir o reaproveitamento das sobras. A ceia pode se transformar no almoço do dia seguinte ou os convidados podem levar um pouco do que restou para casa.

Como arrumar a mesa para o Natal?

A decoração da mesa de Natal também faz parte da tradição dessa noite. Ela deve ser pensada para valorizar ainda mais os pratos que serão servidos.

Usar as cores tradicionais que remetem a data, como, vermelho, verde, dourado e branco em toalhas, pratos, bandejas, sousplat, e guardanapos é um bom começo para a decoração natalina.

O Natal também é a ocasião perfeita para usar aquelas louças, faqueiros e taças que passam o ano todo guardados.

Os próprios alimentos ajudam a dar um ar natalino. Use uvas, ameixas, nozes e romã para isso. Arranjos com pinhas e castiçais com velas finalizam a uma mesa elegante e tradicional para a data.

Receitas para uma ceia de Natal irresistível

Confira um mix de receitas tradicionais, clássicas e inovadoras para que todos os convidados saiam da ceia com gostinho de quero mais:

Bruschetta tradicional

Rendimento: 4 pessoas

Fonte: Comidinhas do Chef

Ingredientes

4 fatias de pão italiano

2 tomates maduros

1/2 xícara (chá) de azeite

1 dente de alho

1 colher (sopa) orégano

Folhas de manjericão

Sal a gosto

Modo de preparo

Lave os tomates e corte-os em cubinhos, descartando as sementes, e amasse o dente de alho. Numa tigela, junte-os ao azeite e misture bem. Acrescente as ervas e temperos e misture novamente.

Em uma assadeira, disponha as fatias de pão e leve-as ao forno por tempo suficiente para aquecê-las. Retire do forno e coloque os tomates sobre cada fatia.

Queijo brie empanado

Rendimento: 4 pessoas

Fonte: Comidinhas do Chef

Ingredientes

300 gramas de queijo brie (uma unidade pequena)

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de farinha de rosca

1 ovo

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Óleo (o suficiente para fritar)

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a farinha de trigo e o sal. Em outro, bata o ovo com um garfo. E em outro, junte a farinha de rosca com o queijo parmesão ralado. Empane o queijo na seguinte ordem: farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Repita o processo, empanando todas as partes. Reserve.

Em uma panela pequena, coloque o óleo, em quantidade suficiente para fritar o queijo por imersão. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo e coloque o queijo empanado. Frite até ficar dourado, retire e deixe escorrer o excesso de óleo. Aguarde alguns minutos e sirva acompanhado de geléia de frutas vermelhas, damasco ou pimenta.

Peru de Natal

Rendimento: 8 pessoas

Fonte: Paladar Estadão

Ingredientes

4 quilos de peru descongelado

1 cebola

6 dentes de alho

1 xícara (chá) de azeite de oliva

1,5 litro de vinho branco seco

1 ramo de ervas (2 folhas de louro, 1/2 maço de cheiro verde, talos de salsão, manjericão e tomilho)

Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

Faça uma pasta no processador com a cebola, alho, azeite, sal e pimenta. Em uma assadeira, coloque o peru e espalhe a pasta por dentro e por fora da ave. Na cavidade, coloque as ervas. Regue com o vinho. Cubra com papel alumínio e deixe marinar na geladeira por cerca de 12 horas.

Retire o peru da geladeira 2 horas antes de colocá-lo no forno pré aquecido a 180ºC. Leve-o ao forno coberto com o papel alumínio por cerca de 3 a 4 horas. A cada meia hora, use o caldinho da assadeira para regar o peru. Para saber se está no ponto, a carne fica macia e as coxas se movem facilmente. Quando estiver no ponto, remova o papel alumínio e deixe a ave no forno por mais 20 minutos para dourar. Depois, retire do forno e transfira o peru da assadeira para a travessa em que será servido.

Bacalhau à Gomes de Sá

Rendimento: 4 pessoas

Fonte: Comidinhas do Chef

Ingredientes

500 gramas de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado

2 cebolas

4 batatas

50 gramas de azeitonas pretas e verdes sem caroços

4 ovos cozidos

Azeite e salsinha a gosto

Modo de preparo

Cozinhe as batatas e, em seguida, corte-as em rodelas de espessura grossa. Reserve.

Corte as cebolas em rodelas de espessura média e refogue-as no azeite em uma frigideira. Reserve.

Corte os ovos cozidos ao meio. Reserve.

Em uma travessa, faça a montagem em camadas na seguinte ordem: regue o fundo com azeite, disponha o bacalhau, as batatas cozidas, a cebola refogada e as azeitonas. Regue com uma boa quantidade de azeite e leve ao forno preaquecido por 20 minutos. Retire do forno, acrescente os ovos cozidos e sirva.

Arroz à Piamontese

Rendimento: 4 pessoas

Fonte: Comidinhas do Chef

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz lavado

4 xícaras (chá) de água

1/2 colher (sopa) de azeite

1 dente de alho picado

200 gramas de champignon

100 gramas de queijo mussarela ou parmesão ralado

300 gramas de creme de leite

Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o óleo e o alho em fogo baixo. Acrescente o arroz e frite por um minuto, mexendo bem. Despeje a água e o sal e aumente o fogo para médio. Deixe cozinhar até quase secar completamente. Neste ponto, despeje o creme de leite, o queijo e o champignon. Deixe no fogo até que o queijo derreta completamente e a mistura fique cremosa. Sirva imediatamente.

Tiramisù com chocotone

Rendimento: 4 porções

Fonte: Guia da Semana

Tiramisu

Ingredientes

3 ovos

1 xícara (chá) de açúcar

200 gramas de mascarpone

200 gramas de chocotone

½ xícara (chá) de café forte

2 colheres (sopa) de rum

50 gramas de cacau em pó

Modo de preparo

Na batedeira, junte as gemas e o açúcar, e bata até obter um tom esbranquiçado. Incorpore o mascarpone e continue batendo. Reserve. Bata as claras até o ponto de neve e junte ao creme de mascarpone. Reserve.

Em um prato, junte o rum ao café. Passe o chocotone cortado em fatias a esta mistura.

Faça a montagem em um refratário da seguinte forma: creme de mascarpone, depois algumas fatias de chocotone e o creme novamente. Repita o processo, finalizando com o creme. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por quatro horas. Antes de servir, polvilhe o cacau em pó.

Pudim de leite condensado

Rendimento: 8 pessoas

Fonte: Guia da Semana

Ingredientes

Para a calda:

1 xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) água quente

Para o pudim:

1 lata de leite condensado

2 medidas (da lata) de leite integral

3 ovos

Modo de preparo

Calda: em uma frigideira alta, derreta o açúcar até ficar dourado. Com cuidado, adicione a água quente e mexa. Deixe ferver até o açúcar se dissolver completamente e a calda engrossar. Coloque a calda em forma com furo central (20 cm de diâmetro) e reserve.

Pudim: no liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Despeje na forma sobre a calda. Cubra com papel alumínio e asse em banho-maria no forno a 180°C por cerca de 1 hora e 30 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva.

Com essas receitas sua ceia ficará muito mais gostosa! E caso falte algum ingrediente de última hora, você pode buscar por supermercados online.

Fonte: Madrid