Espaços gourmet: saiba como cozinha e varanda podem se transformar em ambientes perfeitos para cozinhar e receber

Eco Resort Foz do Marinheiro tem festa junina todo sábado em junho
21 de maio de 2021
Santa Monica comemora Dia Nacional do Café com crescimento na colheita, em vendas e nas exportações
21 de maio de 2021

Estruturas muito bem concebidas para moradores que apreciam preparar receitas com a interação de seus convidados dão a tônica das cozinhas e varandas gourmets em apartamentos e residências; Arquiteta Patricia Penna compartilha dicas e inspirações a partir dos projetos realizados por seu escritório

O termo “gourmet”, no mercado imobiliário, designa varandas com proporções de living e com uma infraestrutura de cozinha, com bancada, cuba, churrasqueira e até cooktop. Até então, esse espaço da casa estava reduzido a uma área externa, com poucos móveis. Mas tudo isso mudou: toda concepção do ambiente é planejada para que o morador possa vivenciar seus momentos de ‘chef’ e desfrutar da companhia de familiares e amigos.

Churrasqueira elétrica, coifa, eletrodomésticos embutidos na marcenaria e bancada de apoio em Quartzito com espaço para receber os convidados, são alguns dos atributos projetados pela arquiteta Patricia Penna para a varanda gourmet dessa residência | Foto: Sérgio Israel

Para a arquiteta Patricia Penna, à frente do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design, essa nova proposta promove um upgrade do formato tradicional do ambiente para uma área mais funcional, com um toque de estar. “Para ser gourmet, deve-se evocar o ‘receber’ com charme e personalidade”, declara. Ela ainda ressalta que os equipamentos precisam refletir o estilo de vida dos moradores e que podem variar entre adegas, churrasqueiras, cervejeiras, fornos e cooktops mais elaborados, gavetas aquecidas ou refrigeradas, entre outros aparatos que dão suporte ao morador que prepara suas receitas. Experiente, a arquiteta Patricia Penna enumera os pontos que devem ser observados na concepção de cozinhas e varandas gourmets. Acompanhe:

1) Projeto de um espaço gourmet

No caso das varandas para apartamentos; elas estão cada vez mais espaçosas e têm sido integradas ao interior dos apartamentos e isoladas do exterior, por meio dos fechamentos em vidro. “Dessa forma, conseguimos a ampliação do setor social, quando o cliente deseja”, explica Patricia.

Já em residências, onde o projeto arquitetônico permite mais liberdade em seu desenvolvimento, o gourmet pode estar separado do corpo principal da residência, passando a compor o setor de lazer ou estar no corpo principal, junto à cozinha ou à sala. “Se optarmos por conectar o espaço gourmet com o corpo da casa, também podemos incluir elementos que em via de regra não estariam em uma varanda gourmet de apartamento. Cada caso é um caso”, avalia a profissional.

Varanda gourmet projetada para com fechamento em vidro e persiana, bancada com banquetas altas e churrasqueira. Na planta do apartamento, o ambiente completou a área social do imóvel | Foto: Leandro Moraes

2) Material para as bancadas

Para as bancadas de apoio ou ilhas, a profissional recomenda materiais resistentes a impactos, calor, abrasão e insolação. Dois tipos estão disponíveis no mercado: os sintéticos, compostos de quartzo como ‘Laminan’ e ‘Dekton’; e os naturais, como os quartzitos e granitos. “É valioso destacar que todo material natural precisa de impermeabilização e que, depois de instalado, é preciso estar atento às possíveis alterações físicas”, relata Patricia.

Nessa bancada extensa da cozinha, que serve como apoio na hora de cozinhar ou para as refeições diárias, o material utilizado foi o Quartzito Silver |Foto: Leandro Moraes

3) Melhor coifa para espaços gourmets

Esse é um dos elementos mais importantes para uma área gourmet, pois assegura que os demais ambientes da casa não fiquem engordurados – lembrando que odor do preparo dos alimentos não é eliminado com coifa. Para Patricia Penna, o ideal é que as coifas sejam executadas sob medida, pois têm condições de atender as demandas específicas de cada equipamento – rangetops, cooktops, churrasqueiras e grelhas, por exemplo.

Caso a intenção seja eliminar o odor, além da gordura, o indicado são as coifas com cortina d’água. Lembrando que, as coifas tradicionais demandam exaustão para p exterior. Ou seja, demandam a previa instalação de dutos que farão a exaustão da gordura e ar quente, para o exterior. Ja os depuradores, sugam a gordura, que ficam presas em seus filtros.

Nessa cozinha gourmet, os clientes queriam o cooktop localizado na ilha, sobre o qual foi instalada uma coifa executada sob medida para o ambiente | Foto: Leandro Moraes

4) Churrasqueira e forno de pizza para ambiente integrado

Para essas situações, a arquiteta sugere com algumas soluções, mas que devem estar sempre atreladas às dimensões do espaço, assim como a frequência de uso dos equipamentos. No tocante aos fornos de pizzas; o mercado dispõe dos modelos incríveis que podem apenas ser apoiados sobre bancadas, ou versão tradicional executada com tijolos ou cerâmica.

O mesmo se aplica às churrasqueiras. Ha versões a gás ou de pedras vulcânicas, que devem ser apoiadas sobre as bancadas (devidamente planejadas de acordo a cada eletro), como um cooktop, além das tradicionais. “Cada ambiente precisa ser projetado de modo único e exclusivo, atendendo as necessidades dos moradores, seu estilo de vida e respeitando o espaço”, comenta a arquiteta Patricia Penna.

Nesse projeto realizado pelo escritório de Patricia Penna, por se tratar de um ambiente grande, a opção foi incorporar uma churrasqueira a gás com coifa | Foto: Leandro Moraes

5) Dicas de como armazenar utensílios de cozinha

A recomendação é sempre organizar com praticidade, de modo que todos os elementos estejam sempre à mão. Na marcenaria planejada, é interessante pensar em gavetões e armários aéreos, além de prateleiras e suportes. “Gosto de potes charmosos e aparentes para acondicionar os temperos ou para aqueles petiscos do dia a dia. Recomendo sempre que os moradores encontrem a medida ideal entre a estética de gosto pessoal e a praticidade”, finaliza a arquiteta.

Os elementos para organizar utensílios e temperos combinam com as cores das panelas, propiciando uma decoração harmônica no ambiente | Foto: Ronaldo Rizzutti

Sobre Patrícia Penna

No mercado há mais de 20 anos, a arquiteta Patrícia Penna é destaque de mostra de decoração no Brasil e no exterior. Com a equipe multidisciplinar que faz parte do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, assina projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas residenciais, corporativos e institucionais. Seu principal objetivo é atender às expectativas de cada cliente, traduzindo seus anseios e concretizando-os. Transitando por estilos variados, trabalha com grande apuro e cuidado ao lado da equipe para atingir um resultado marcado pelo ecletismo e, sobretudo, pela identificação particular de cada cliente com o seu próprio projeto.

Patrícia Penna Arquitetura & Design

Alameda Santos, 2326 – São Paulo
(11) 99792-0208
www.patriciapenna.arq.br 
@patricia_penna_arquitetura