Localizado na Vila Madalena, o apartamento de 110m² recebeu intervenção parcial que se concentrou na área social
Desenvolvido para um casal, ela francesa e ele brasileiro, com dois filhos pequenos, o imóvel ganhou uma proposta de fazenda, com memórias históricas de arquitetura e decoração, além de transmitir uma sensação aconchegante, de tranquilidade, que esse estilo rústico transmite.
Os clientes já conheciam o trabalho do escritório, que foi contatado anteriormente para realizar uma consultoria de acabamentos e marcenaria na construção da casa na fazenda. Um trabalho conceitual em parceria com o arquiteto do projeto. E foi através dessa parceria que ao decidirem reformar o apartamento na capital paulista chamaram o escritório novamente.
O casal já tinha claro que queria trazer um estilo de fazenda urbana para o imóvel. Que fosse funcional, rustico, mas com elementos delicados, e que a área social fosse completamente conectada. E a partir dessas premissas deu-se início ao novo projeto alinhado as necessidades dos moradores, que contemplou reforma na área de serviço, cozinha e área social.
Começando pela porta de entrada do apartamento que foi garimpada na Construverde já para dar um ar campestre, afinal é ela que vai receber a família todos os dias, além de dar as boas-vindas aos convidados. O forro do imóvel foi retirado e a laje existente, que era muito bonita, completamente revitalizada. Também foi desenvolvido um novo projeto de iluminação na área social. E apenas o piso em madeira foi mantido.
Todos os móveis da área social foram trocados, alinhando romantismo e delicadeza, detalhes finos com cores pontuais em harmonia com a rusticidade de uma casa de campo. A estante que fica atrás do sofá foi desenhada pelo escritório e recebeu um conceito mais leve para que os livros e objetos fossem os grandes protagonistas. As poltronas receberam um tecido delicado contemplando o romantismo da cliente. A cristaleira em ferro e a mesa de jantar foram criadas exclusivamente para este apartamento.
Já a cozinha foi o grande destaque do projeto. Recebeu alteração completa com a retirada da parede de acesso a sala de jantar e área de serviço, e a implantação de um grande caixilho para conectá-las. A escolha do piso foi um dos pontos mais importantes para deixar o ambiente ainda mais elegante e charmoso, já que o escritório prioriza a mescla do industrial com o artesanal, do bruto ao delicado. O foco foi buscar por empresas que produzissem pastilhas antigas, hexagonais com desenhos de flores. E o resultado superou todas as expectativas da cliente.
A bancada rústica, em concreto feito in loco, proporcionou o contraponto perfeito. Sua parte frontal recebeu ladrilho hidráulico em tom neutro, assim como a marcenaria, em cinza claro, para que todas as cores ficassem harmônicas e o piso recebesse a importância que merece.
O lavabo também recebeu azulejo garimpado em museus de azulejos de demolições antigas, que vai da parede ao teto. Já a pia veio garimpada de Minas Gerais, de Paulo Amorin.
O piso da varanda também foi completamente revitalizado, mas mantendo sua história e essência.
Escritório Memola Estúdio
https://www.instagram.com/memola.estudio/
Vitor Penha
https://www.instagram.com/penha.vitor/
Fotógrafa Isabela Mayer
https://www.instagram.com/isabelamayerfotografia/
COZINHA:
Piso: Pastilhas hexagonais Cerâmica compradas na Art Glass
Ilha e frontão: Ladrilho hidráulico Ladrilar
Bancadas: Feito in loco pela construtora Lumel Engenharia
Marcenaria: Desenho do escritório e execução da JF Móveis
Vidros: RTB Vidros
Banquetas: Cremme
Mesa alta: Marcenaria: desenho nosso, executado pela JF Móveis
Projetores cênicos: Mecalux
Luminária de teto: Reka
Coifa: Tuboar
SALA:
Piso madeira: Existente do apartamento, restaurado pela JRS Pisos de Madeira
Mesa de jantar: Garimpada em antiquário
Cadeiras: Artesian
Buffet: Loja Teo
Cristaleira: Fulana Guaçu
Pendentes: Lustres Ypiranga
Tapeçaria parede: Loja Teo
Projetores cênicos: Mecalux
Porta garimpada: Construverde e restaurada pela JF Móveis
Sofá: Decameron
Mesa de centro: Desenho do escritório e execução do Atelier Industrial
Azulejo garimpado mesa: Museu do Azulejo
Tapete: Phenicia Concept
Paisagismo: Rodrigo Oliveira
Poltronas: Loja Teo