Escritora curitibana participa de evento internacional de literatura

Inventora da primeira máquina de café espresso, GAGGIA lança no Brasil cafeteira de última geração
25 de agosto de 2021
OMS alerta sobre a prevenção ao suicídio
25 de agosto de 2021

Débora Mateus lançou seu primeiro livro aos 14 anos e retorna ao meio literário após um hiato de 30 anos, com estreia em festival de literatura de Portugal

A escritora curitibana Débora Mateus é convidada do evento “III Encontro Mulherio das Letras Portugal 2021”, um coletivo feminino, autônomo, criado para dinamizar a interação da produção literária lusófona, cultural e artística entre as mulheres em Portugal e demais países que promovem a língua portuguesa.

Ela participa de uma mesa redonda com as escritoras Daiana Pasquim e Marianna Camargo. O festival terá extensa programação virtual durante quatro dias, de 25 a 29 de setembro, com intensa troca entre mulheres de diversas áreas espalhadas pelo mundo.

Um dos objetivos do evento é o fortalecimento da cultura e da literatura, com a troca de experiências e vivências, e com a união e divulgação das suas atividades da língua portuguesa. De acordo com a organização do evento, “Este ano, as participantes do III Encontro Mulherio das Letras Portugal, que resistem a estes tempos atípicos de pandemia, superam a dor, as perdas e as adversidades, com diversas iniciativas, projetos e movimentos, sempre lutando, ocupando, divulgando e dando voz a todas nós, Mulheres!”.

Ideia que vem de encontro com a retomada de Débora Mateus na literatura. Após um hiato de 30 anos, ela retornou à escrita, em 2020, com uma ampla produção poética. Apenas nos últimos dois meses escreveu mais de 20 poesias – todas inéditas – e segue sua trajetória com afinco e dedicação. Teve seu primeiro livro publicado aos 14 anos, com apresentação feita por Vasco José Taborda (1909-1997) – escritor e membro da Academia Paranaense de Letras – e ingressou como membro sócio-efetivo da Academia de Letras José de Alencar.

Débora comenta a importância desse acontecimento. “Participar deste evento é mais um passo importante nesse meu retorno. Também destaca as minhas raízes, já que minha segunda nacionalidade é portuguesa. Uma oportunidade emblemática pra mim.”

Reinvenção

A escritora conta sobre esse processo de retomada da escrita, que aconteceu durante a pandemia da Covid-19 e reestruturou a maneira como a maioria das pessoas vive e pensa. “Com a clausura da pandemia (sigo isolada há mais de um ano e meio) senti uma necessidade de voltar meu olhar para dentro, buscar nas minhas origens uma maior significância para sentidos e sensações. A escrita foi a forma de fazê-los reverberar com a mesma intensidade do momento que vivia/vivo. Se mostrou como uma forma de liberar novos questionamentos, reflexões sobre o que de fato é importante e como eu poderia ter mais significância como ser senciente”, explica.

A escritora passou a olhar de uma nova forma para ela e para o mundo. Seus textos revelam delicadezas, sutilezas e uma subjetividade e conexão com o que a rodeia, mostrando outros olhares sobre o mundo. De alguma forma essa situação a impulsionou para uma prolífica produção poética, após tanto tempo de contenção.

Formação

Débora Mateus é formada em jornalismo pela PUC-PR e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Sorbonne (Paris, França). Tem experiência de mais de 15 anos com o desenvolvimento de ações estratégicas de comunicação e marketing para grandes empresas do setor de moda no Brasil e na França, onde morou por sete anos. Em sua trajetória profissional também está a colaboração de verbetes sobre designers do continente americano para a publicação italiana Dizionario Della Moda, além da experiência como professora do curso de extensão em jornalismo de moda para a PUC-PR.

Essas possibilidades profissionais fortaleceram suas raízes literárias, que Débora carrega com firmeza e sensibilidade, e abre um vasto espaço na literatura e na poesia.

Para ler mais sobre a obra de Débora Mateus, acesse:

https://www.instagram.com/deboramateus/?hl=pt-br

Serviço:

“III Encontro Mulherio das Letras Portugal 2021”

Organização: Adriana Mayrinck

Modalidade virtual

Data: 24 a 27 de setembro 2021

Canais:

https://www.instagram.com/mulheriodasletrasportugal

https://www.facebook.com/mulheriodasletrasportugal

https://mulherioportugal.blogspot.com/

https://twitter.com/mulheriopt

https://www.youtube.com/c/InFinitaPortugal