Escola participa do Maio Amarelo, pela segurança no trânsito

Papaína : Bom pra pele
2 de maio de 2018
Leishmaniose visceral: prevenção é essencial para evitar aumento de casos da doença
2 de maio de 2018

O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária, envolvendo os mais diversos segmentos para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Na Escola Atuação, as ações do Maio Amarelo começam nesta quarta-feira (2). “Os alunos virão nesse dia com uma peça de roupa, ou acessório, na cor amarela e haverá uma exposição do livro feito pelos alunos e suas famílias com o título ‘Como trabalhar a empatia no trânsito’. Haverá também o trabalho dos alunos em frente à escola como fiscais. Eles observam e multam simbolicamente os pais que, ao deixar os filhos, não seguem as regras de trânsito”, explica a psicopedagoga Esther Cristina Pereira, diretora da escola.

“Década de Ações para Segurança no Trânsito”

A Assembleia Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.