EP Duarte meets Toftemark – Quarteto promove encontro da música brasileira com o jazz

A arte de viver: exposição curada por Zilda Fraletti propõe reflexão sobre arte contemporânea
18 de outubro de 2023
Tendências de decoração 2024: Pantone Apricot Crush em ambientes corporativos
18 de outubro de 2023

O mundo da música não tem fronteiras. Já chegou nas principais plataformas de streaming (Youtube, Spotify, Apple Music e Amazon Music) o EP Duarte Meets Toftemark – Quarteto”, que nasceu do encontro casual, em Berlim, entre o brasileiro Thiago Duarte (baixo acústico) e o dinamarquês Andreas Toftemark (saxofones e flauta). A identificação musical foi imediata e dois anos depois, eles vieram a Curitiba e, ao lado de Fofo Black (bateria) e Vinícius Araújo (guitarra, violão e engenharia de áudio) construíram “pontes” musicais entre o jazz internacional e os ritmos brasileiros e gravaram, de primeira, as faixas “Carinhoso” (Pixinguinha), “A Ginga do Mané” (Jacob do Bandolim), “As Long as I Live” (Harold Arlen e Ted Koehler), “O Bom Filho à Casa Torna” (Bonfiglio de Oliveira) e “Skylark” (Hoagy Carmichael/Jonny Mercer). O resultado é surpreendente.

Andreas Toftemark                                               Thiago Duarte

O EP (de cinco faixas) foi gravado inicialmente sem a pretensão de virar um disco. Durante a Oficina de Música de Curitiba (2023) os quatro instrumentistas se reuniram para trocar experiências musicais. Uma mistura de ritmos e gêneros musicais em obras já conhecidas do público amante do jazz e do choro, onde a contemporaneidade e a tradição caminham lado a lado na construção dos arranjos. “Nós gravamos as cinco músicas de forma espontânea e despretensiosa, como uma celebração de amigos. Nós sugerimos alguns choros e o Andreas sugeriu dois standards de jazz que fizemos dentro de uma roupagem mais latino-americana. Foi tudo tão divertido e espontâneo que decidimos lançar o trabalho”, revela Thiago Duarte.

O violonista Vinícius Araújo conta que “desde o primeiro momento percebi que estávamos ali para compartilhar experiências e gostos”. Para ele, trabalhar com o Andreas, mostrar ao músico dinamarquês o universo do choro e dividir a execução de “Carinhoso”, “O Bom Filho à Casa Torna’ e “A Ginga do Mané” foi uma realização. O baterista maranhense Fofo Black concorda e completa: “Quando ouvi o sax do Andreas em ‘Carinhoso’ e tocando chorinho, meu coração pulsou e ele me contaminou com sua admiração pela música brasileira”.

E para tornar essa epifania em realidade, Thiago e Andreas selaram parceria com a Brasil Nativo Multiproduções e o selo ARS MAGNA, ambos da capital paranaense, que têm atuado na promoção e apoio dos segmentos da canção e da música instrumental. Para a produtora Gisele Filippetto. “Duarte Meets Toftemark – Quarteto” é audição obrigatória para os fãs da música brasileira e do jazz, um trabalho com sensação de aconchego. “É apenas o primeiro registro de muitos projetos desta talentosa dupla”.

Sobre os planos futuros Thiago adianta que ele e Andreas já tocaram esse ano no festival de jazz de Copenhagen, e estão em processo de agendamento de novos concertos para o festival de inverno, em fevereiro. Atualmente morando na Suíça, ele diz que tem planos de ampliar o repertório a partir do EP, e trazer o Fofo e o Vinicius para rodar pela Europa. “Estamos plantando as sementes e o lançamento do EP vem justamente para reforçar tudo isso, unir esses dois mundos e possibilitar que novas portas se abram dentro desses contextos que se entrelaçam”, finaliza.

Ficha técnica:

Duarte Meets Toftemark – Quarteto”

Thiago Duarte contrabaixo acústico

Andreas Toftemark sax tenor

Vinicius Araujo guitarra/violão

Fofo Black bateria –

Engenharia de áudio: Vinicius Araujo

Selo ARS MAGNA

Gravado em Curitiba, janeiro de 2023

Escute no Youtube:

https://youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_nVou5JJhqJouc7yBA-GMrG_1PKzifUxMw&si=Bie2K_xewk4MfOiD

crédito: Divulgação