Entenda como age o procedimento que aumenta músculos e diminui gordura em sessões de 30 minutos

Aperam BioEnergia lança óleo combustível 100% renovável para indústria; mineradora Nexa é a primeira a usar o bio-óleo
16 de dezembro de 2022
Josapar compartilha receitas de saladas frescas para o verão
16 de dezembro de 2022

Técnica High-Intensity Focused Electromagnetic, do T Sculptor, não é invasiva e traz ganhos maiores que o da musculação ao estimular o músculo em contrações contínuas e supramáximas

Depois da radiofrequência, criolipólise e ultrassom macrofocado, temos mais um aliado para delinear a silhueta e melhorar o contorno corporal, dessa vez com um toque ainda mais interessante: a hipertrofia. Estamos falando da segunda geração de dispositivos HIFEM (High-Intensity Focused Electromagnetic) que chega ao Brasil por meio do T Sculptor, um equipamento de campo eletromagnético focado de alta intensidade destinado ao estímulo da musculatura. “Trocando em miúdos: é como malhar muito mais forte do que você conseguiria voluntariamente e sem fazer força. O tratamento promove 36 mil contrações por sessão de 30 minutos, por isso proporciona o desenvolvimento da musculatura e induz a redução de gordura de forma mais rápida do que a musculação tradicional – embora os dois não sejam excludentes”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A tecnologia não invasiva entra em contato com a pele ao ser aplicada e atinge o músculo, ao estimulá-lo por meio de contrações contínuas e intensas. “Em resposta às contrações, ocorre: a hipertrofia, com aumento do volume da estrutura muscular; a perda de gordura, por conta do aumento do gasto calórico; além do aumento da força muscular, dependendo do protocolo de tratamento”, acrescenta.

T Sculptor permite tratar ombros, braços, abdômen, coxas, glúteos e panturrilhas. Ele é o único do mercado com 13 teslas. “Tesla é a medida de força do campo magnético. Quanto maior a potência em tesla, maior a capacidade de mobilizar a musculatura”, diz o médico. Dessa forma, o equipamento possibilita tratar pacientes mais magros bem como pacientes com um tecido adiposo maior. O equipamento também traz dois diferentes formatos de onda: pacientes do sexo masculino recebem o campo em formato trapezoide e os pacientes do sexo feminino em formato platô. “No formato trapezoide o pico de energia é realizado de uma vez, de maneira mais intensa, fazendo com que o músculo contraia. Já no formato platô, não há pico, ele é mais brando, liberando energia sempre no mesmo nível. A musculatura masculina suporta o trapezoide e no tratamento feminino, a energia é gerada de forma mais lenta. Dessa forma, o risco de uma lesão muscular é inexistente”, explica o médico. Enquanto ocorre a sessão, o paciente sente apenas uma contração muscular (sem fazer força).

Os protocolos de redução de medida ou ganho de músculos são feitos em oito sessões, com intervalo mínimo de 48 horas entre elas. “Funciona da mesma forma que em uma academia: você não deve estimular o mesmo grupo muscular com intervalo menor que dois dias, porque em vez de aumentar, estará queimando fibra muscular, o que vai diminuir o volume dos músculos”, diz o dermatologista. O intervalo máximo é de 15 dias, entre uma e outra sessão.

De forma geral, os estudos mostram 19% de redução de gordura e 16% de aumento de massa magra. “É claro que o aumento do músculo depende do protocolo, do nível de energia, da genética e da alimentação, que deve ser rica em proteína. Assim como a academia. O que o aparelho permite é fazer um treino muito mais forte e pesado, já que são contrações supramáximas, além do que o paciente conseguiria fazer se fosse voluntariamente. Ou seja, quem contrai para ele é o equipamento, que recruta todas as fibras musculares”, diz o Dr. Abdo. “Na primeira sessão já é possível ver resultados, mas eles são mais expressivos após a quarta sessão”, diz o médico.

São quatro tipos de treinamentos corporais estéticos (HIIT, Força, Hipertrofia e Combinados) mais dos protocolos específicos (para dor corporal e para região íntima nos tratamentos da elasticidade, incontinência urinária e melhora da tonificação). “O protocolo HIIT é o famoso treino intenso intervalado, que visa intenso gasto calórico e consumo energético, mas também estimula a hipertrofia muscular, porém sem ser o foco principal. O foco é a redução de medidas”, explica o Dr. Abdo. No treino de força, a frequência, formato de entrega da onda eletromagnética e intensidade trabalham de tal forma a promover aumento de força muscular como foco principal. “O treinamento de hipertrofia visa aumento de volume muscular com menor consumo calórico e menor estímulo de força, para conferir foco total em aumento e definição muscular”, conta o médico.

O procedimento também pode ser indicado para aumentar o rendimento de atletas de alta performance, impulsionar a resposta para quem está iniciando alguma atividade física, além de reabilitar e tratar dores.

FONTE:

*LMG: A LMG é uma empresa que atua no mercado nacional tendo como objetivo de trazer soluções completas em equipamentos para tratamentos estéticos e dermatológicos. Os equipamentos respeitam os mais rigorosos padrões de segurança e qualidade estabelecidos por órgãos oficiais. Trata-se de uma empresa realmente comprometida, que vislumbra aumentar e melhorar o escopo de tratamentos. Laser, radiofrequência, cavitação e criolipólise em aparelhos consagrados como a Plataforma Solon e o Total Sculptor.