Entenda como a reposição de silício retarda o envelhecimento

Trechos preservados da Mata Atlântica reúnem potencial turístico, cultural e histórico
28 de maio de 2019
BALMAIN abre sua primeira loja no Brasil
29 de maio de 2019

Silício é uma substância que começamos a perder logo que nascemos. Por isso, sua reposição é fundamental para manter a pele sem rugas, além de cabelos e unhas fortes

Presente no organismo, com ação regeneradora e reestruturante, o silício orgânico é um oligoelemento que exerce também remineralização dos tecidos duros (ossos), sendo considerado um agente antienvelhecimento natural para as paredes das artérias, pele e cabelos. Mas desde o momento em que nascemos, perdemos esse oligoelemento, conhecido como cimento natural que participa da arquitetura da derme. “O silício orgânico é um elemento importante para reestruturação da derme e também aumenta a produção de colágeno, conferindo mais firmeza e ativando a pele metabolicamente para as reações enzimáticas”, afirma a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Por esse motivo, a reposição via oral virou uma unanimidade entre os médicos, principalmente com a indicação do ingrediente Exsynutriment. Criado em Mônaco, a cápsula acabou sendo mais conhecida que o próprio silício orgânico. E a razão é explicada pelo dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia: “Este ativo tem a capacidade de promover um verdadeiro efeito lifting oral, pois aumenta a elasticidade da pele e tem ação preenchedora das rugas, sendo, assim, eficiente no combate ao envelhecimento. Mas estudos recentes comprovaram excelentes resultados nos cabelos e a consequência foi um crescimento acelerado dos fios, além de deixá-los mais resistentes e espessos”, conta o médico.

A farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi, reforça que a suplementação com Exsynutriment é ideal porque o ingrediente tem tecnologia patenteada, sendo também biodisponível (com melhor absorção pelo organismo), o que garante a segurança. A Exsymol, empresa que detém a patente internacional do produto, desenvolveu um método de fabricação original, que permitiu que fossem criadas ligações de hidrogênio entre um hidrolisado de colágeno e o ácido ortosilícico em solução. “Estas ligações são estáveis e não há polimerização quando da secagem do produto. Por meio desta metodologia, é possível assegurar uma biodisponibilidade do silício orgânico no organismo”, conta a farmacêutica.

O silício orgânico está presente na água potável e em alguns alimentos, especialmente os cereais. Mas a reposição da substância é ideal após os 25 anos, quando o decréscimo de silício é mais acentuado, deixando a pele mais fina, frágil e suscetível a rugas. “Após esse período, no qual a absorção do silício diminui pelo trato gastrointestinal, é necessário repor esse oligoelemento em fórmulas com Exsynutriment, um silício biodisponível, que ainda colabora com ossos e articulações, além de conferir maior flexibilidade dos vasos, melhorando o fluxo sanguíneo”, afirma a Dra. Kédima. “A reposição do Silício Orgânico se torna, então, importante para restabelecer as funções vitais do organismo, reequilibrando a comunicação celular, amenizando o prejuízo com a perda natural desse oligoelemento, além de devolver até 40% da firmeza e tonicidade da pele reduzindo a flacidez e fortalecendo cabelos e unhas”, diz Mika.

A dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, explica que durante o envelhecimento, em paralelo à redução de síntese de colágeno pelos fibroblastos, há a redução da absorção do silício na dieta. “Estes fenômenos contribuem para a redução do colágeno, deixando a pele compactada e com rugas”. Por esse motivo, Exsynutriment faz parte de suas prescrições, para atuar na firmeza e sustentação da pele. “Os nutracêuticos são fórmulas extremamente benéficas, potencializam e muito a ação do tratamento tópico e tecnologias, ajudando a hidratar e recuperar a membrana de água e gordura sobre a pele, além de estimular a elasticidade das fibras de colágeno e elastina”, explica a médica.

O ingrediente pode ser associado a vitaminas, minerais, aminoácidos e demais nutrientes para o tratamento de pele, cabelos e unhas. Em dosagem de 100 a 600mg por dia, o ideal é procurar um dermatologista que poderá personalizar a fórmula de acordo com a necessidade do paciente, explica Mika.

Conheça em detalhes a ação do Exsynutriment®:

Pele: protege dos efeitos do tempo e restaura consequências do envelhecimento. Promove efeito lifting oral, pois resgata a elasticidade cutânea e “preenche” as rugas.

Cabelos: estimula o crescimento e nascimento de fios mais espessos e resistentes. Tem ação antiqueda e antiaging.

Unhas: fortalece e estimula o crescimento, prevenindo danos causados pelo enfraquecimento. O silício se liga à queratina, que faz parte da estrutura, o que ocasiona fortalecimento e homogeneidade.

Cartilagem e ossos: previne osteoporose e doenças causadas pela descalcificação. Mantém a densidade óssea, fortalecendo o depósito de cálcio, dentre outros minerais presentes no tecido ósseo.

FONTES:

  • DRA. CLAUDIA MARÇAL

É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP.

  • DR. JARDIS VOLPE

Dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School.

  • DRA. KÉDIMA NASSIF

Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

  • MIKA YAMAGUCHI

Farmacêutica pela faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP – Universidade de São Paulo, é também cosmetóloga e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, empresa fornecedora matérias primas para cosméticos. Especialista em prescrições dermo e nutricosméticas.