Entenda a terapia celular CAR-T e como ela é umas das mais promissoras no tratamento de câncer

Uma aula de transformação e respeito ao meio ambiente
24 de outubro de 2023
Decoração criativa nos quartos infantis estimula aprendizado e autonomia das crianças
24 de outubro de 2023

O tratamento, recém autorizado no Brasil, traz promessa para casos como leucemia e linfomas

Recentemente o uso da terapia celular CAR-T para o tratamento de câncer tem ganhado destaque no Brasil devido à aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de um estudo clínico pioneiro, voltado para o tratamento de pacientes com leucemia e linfoma utilizando o método.

Na terapia por células CAR-T os profissionais de saúde removem de um paciente as células T, que são glóbulos brancos do sangue conhecidos como linfócitos que estão envolvidos na resposta do sistema imunológico, e fazem uma modificação genética para produzir receptores de antígenos quiméricos (CARs). Então, essas células modificadas, agora chamadas de CAR-T são devolvidas à corrente sanguínea do paciente, onde atacam e matam as células cancerígenas. Dessa forma, o próprio organismo do paciente torna-se um auxiliar no tratamento contra o câncer.

Este tratamento é uma opção de tratamento transformadora com respostas potencialmente duradouras e até mesmo curativas para alguns cânceres que não apresentam uma boa resposta ao tratamento quimioterápico e têm mostrado importantes resultados em todo mundo. “A terapia celular CAR-T está entre as áreas mais promissoras para o tratamento de câncer, com muitas histórias de sucesso ao redor do mundo”, explica o Dr. Mohamed Kharfan Dabaja, hematologista e oncologista da Mayo Clinic cujo Programa de Terapia Celular CAR-T é uma referência no mundo e um dos poucos feitos em centros médicos selecionados e com especialistas treinados e certificados para gerenciar a terapia com células CAR-T.

A terapia ainda pouco explorada no Brasil pode ser indicada em alguns casos de leucemia linfoblástica aguda, linfomas e mieloma múltiplo, sobretudo em situações mais graves onde há pouca reação aos tratamentos convencionais ou até mesmo retorno da doença o que diminuiria drasticamente a expectativa de vida do paciente. O Dr. Kharfan ressalta que a terapia deve ser utilizada após a falha de 3 a 5 linhas de tratamentos, incluindo o uso de anticorpos monoclonais,devido ao seu alto custo e a agressividade dos efeitos. No entanto, para alguns casos o tratamento pode dar esperança para pacientes que têm opções limitadas.

“Pacientes com esses cânceres que não tenham respondido aos tratamentos iniciais ou que tenham recaída, geralmente têm uma sobrevida pequena, menos de 10% a 15% de sobrevida por ano. Com esse tratamento pode existir uma melhora grande, cerca de 40% dos pacientes após a terapia CART continuam em remissão do câncer após 3 ou 4 anos” ressalta.

processo de terapia celular CAR-T é complexo e dura muitas semanas, cerca de 80% das pessoas têm reação às células CAR-T, elas podem precisar ficar no hospital para receber monitoramento e cuidados. Ainda que os efeitos colaterais da terapia CAR-T em geral sejam reversíveis, o Dr. Kharfan Dabaja explica que eles podem incluir: A síndrome de liberação de citocina, um dos efeitos colaterais mais comuns da terapia celular CAR-T que o acionamento da resposta imunológica que ocorre quando as células T modificadas são introduzidas na corrente sanguínea do paciente. Também é possível que ocorra neurotoxicidade, distúrbios sanguíneos e infecções.

Entretanto é importante ressaltar que raramente os efeitos secundários levam a óbito, pois os profissionais de saúde já estão mais preparados para lidar com eles. Apenas 1 a 2 % dos pacientes sentem efeitos colaterais que evoluem para formas mais graves que podem colocar em risco a vida do paciente. “As pessoas que planejam receber a terapia celular CAR-T devem ter a predisposição de permanecer no hospital depois da infusão das células por muitos dias para que a equipe de saúde possa monitorar a resposta à terapia”, explica o Dr. Kharfan Dabaja.

foto: divulgação