Engenho orgânico oferece tour rural que mostra fabricação de cachaça, rapadura, mel e açúcar

Instituto Raiz Nova elege agroflorestas urbanas e abelhas sem ferrão para combater a fome e promover educação ambiental
26 de julho de 2021
Os benefícios do Extrato de Própolis Vermelha
26 de julho de 2021

Espaço distante de 15 km de Gravatá, no Agreste do Estado é tradição na rota do turismo pernambucano

Cerca de 85 Km da capital Recife está localizado o Engenho Sanhaçu, na Zona Rural de Chã Grande, município vizinho da cidade turística de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. O espaço, que por ano recebe visitantes do Brasil e do mundo, ampliou os dias de visitação. A rota, que já faz parte do turismo rural de Pernambuco, inclui tour rural e pedagógico para todas as idades. O visitante vive a experiência de conhecer a produção orgânica da cachaça, açúcar mascavo, rapadura e mel de engenho. Responsável pelo empreendimento, a família Barreto agregou um processo com diversas iniciativas sustentáveis.

No mercado há 13 anos, a Sanhaçu é a primeira marca com certificação orgânica de Pernambuco. Há seis, tornou-se o primeiro engenho do Brasil movido a energia solar. No sítio, toda água da chuva é reaproveitada com sistema próprio.

Elk, Max e Oto Barreto, irmãos à frente da Cachaça Sanhaçu, comemoram a visibilidade e reconhecimento da Sanhaçu, que além de chegar em todos os estados do Brasil, conquistou consumidores também no exterior. Até o momento a Cachaçaria acumula 35 premiações. Entre os destaques, o Concurso Mundial de Bruxelas e o Ranking da Cúpula Nacional da Cachaça. No Concurso Nacional de Vinhos e Destilados do Brasil, a Sanhaçu também é finalista em diversas categorias.

O local dispõe de atrativos para o público infantil como balanços na área de proteção ambiental e amarelinha, uma das brincadeiras mais preferidas pelos pequenos. Quando se fala em doce, impossível não ter semelhança com as crianças, durante o passeio elas podem degustar rapadura e mel de engenho, por exemplo. Além dessas mesmas degustações, o público adulto pode degustar outros produtos. Em sua linha, a pernambucana tem opções que podem ser encontradas na loja da fábrica.

“A sanhaçu conta também com espaço pet friendly, onde crianças podem trazer seus pets e desfrutar de toda área rural, pois afinal os bichos adoram”, adianta Elk Barreto, diretora do grupo. Ela acrescenta também que diante das restrições causadas pela pandemia, é necessário que todos visitantes respeitem o distanciamento social. “Para a visitação é necessário que os visitantes utilizem máscaras e respeitem as medidas de segurança estabelecidas pelas organizações sanitárias de saúde”, acrescenta.

Para mais informações, agendamentos e dúvidas, a Sanhaçu atende pelo telefone: (81) 9 9226.6474.

crédito fotos: Oxe Comunicação