Engenharia Forense ajuda na solução de casos judiciais

Atendimento ainda é a grande dor do varejo moderno
6 de março de 2018
Condromalácia patelar
6 de março de 2018

Com um aumento de 3,6% no número de processos paralisados na justiça no Brasil, de acordo o último levantamento anunciado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), torna-se cada vez mais necessário um trabalho de qualidade e técnica para que a sua questão judicial seja solucionada de maneira breve e eficaz

Em alguns casos, essa precisão passa pelo suporte teórico e capacitado de especialistas que estejam ligados diretamente à área que engloba a sua ação judicial, como no caso do perito de engenharia.

Responsáveis por investigar, analisar e apresentar conclusões sobre as condições técnicas de um imóvel, de maquinários, ou de qualquer outro produto da engenharia, os peritos trabalham com o campo da engenharia forense. Nesse contexto, o perito criminal especializado em engenharia, desempenha importante papel de investigação e garantia da imparcialidade nos processos judiciais.

O que é a Engenharia Forense?

A engenharia forense é a aplicação de princípios e metodologias na busca de soluções que requeiram desdobramentos jurídicos. Integrando a área de estudos conhecida como Ciências Forenses, a também conhecida como engenharia legal permite que pareceres técnicos sobre determinadas questões sirvam para embasar decisões judiciais ou extrajudiciais nos âmbitos administrativo, arbitral e judicial.

Sendo um serviço regulamentado pela resolução de número 345 da legislação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), a engenharia forense é capaz de apresentar provas que podem ser fundamentais para embasar o veredito de um juiz de direito, que através a apreciação dos pareceres técnicos, é capaz de formar sua avaliação sobre o caso.

Por meio da atuação de um perito de engenharia, é possível solucionar diversos casos judiciais como causas de acidentes, explosões e outras ocorrências em edifícios, ou mesmo obter pareceres sobre ambientes e processo de trabalho envolvendo funcionários de uma empresa.

Quando contratar esse tipo de serviço?

Se um caso judicial demanda parecer técnico sobre determinado fato, objeto ou ação ligado à área da engenharia, com certeza a contratação de um perito é fundamental. O parecer técnico de um especialista dessa área vai dar credibilidade ao caso, favorecendo uma solução mais rápida e eficaz.

Com grande credibilidade e tempo de mercado, a empresa Contratto disponibiliza serviços de Engenharia Forense ou Engenharia Legal utilizando-se de métodos científicos e práticas na área de Engenharia Elétrica para a análise de causas e origens. Para saber mais sobre o trabalho de engenharia forense e outras áreas de atuação da Contratto, clique aqui.