Encontro de Gypsy Jazz no Paiol

Predilecta traz a beleza acolhedora da madeira na mostra Morar Mais Rio
14 de novembro de 2023
QR Code revela “interior das paredes” dos apartamentos e facilita manutenção
14 de novembro de 2023

Duas bandas que tocam o melhor do repertório do Jazz Cigano vão se encontrar no próximo sábado, dia 18, às 19h30, no show inédito “Uma Noite de Gypsy Jazz” no Teatro Paiol (Praça Guido Viaro s/nº)

No palco vão acontecer as apresentações dos grupos Hot Club de Piracicaba (SP) e o Jazz Cigano Quinteto, de Curitiba (PR). No repertório eles vão mostrar ao público composições próprias e clássicos do jazz manouche – estilo musical criado na década de 30 em Paris pelo instrumentista Django Reinhardt (1910-1953).

Durante o show “Uma Noite de Gypsy Jazz” cada banda mostrará um pouco do trabalho desenvolvido na última década, celebrando a forte amizade e integração entre os músicos. No encerramento, será realizada uma grande jam session com os dois grupos que representam o melhor do movimento no gênero Gypsy Jazz no Brasil.

O Hot Club de Piracicaba foi fundado em 2008 pelos músicos José Fernando Seifarth, Cidão Lima e Marcos Monaco – integrantes do grupo paulistano Traditional Jazz Band que em 2023 celebram 15 anos de carreira. O grupo já lançou cinco álbuns, sendo o último em 2021, dedicado aos compositores Django Reinhardt e Noel Rosa (Django e Noel 111). Em 2018 eles representaram o Brasil no “Django Festival Argentina”. Com sua formação inusitada para o gênero (trompete, trombone, tuba, bateria, piano e violões ciganos), o Hot Club de Piracicaba passeia pela MPB, jazz tradicional e jazz Manouche com naturalidade. É o anfitrião do Festival de Jazz Manouche de Piracicaba, que, em 2023, teve a sua 9ª edição

O Jazz Cigano Quinteto gravou três álbuns, dois deles com a participação do grande violonista brasileiro Yamandu Costa. O quinteto participou de importantes festivais nos estados de São Paulo e Paraná e, em 2023, promoveu o Festival de Jazz Manouche de Curitiba, com êxito absoluto. O grupo – formado pelos músicos André Ribas (acordeon), Lucas Miranda (violão), Mateus Azevedo (bateria), Vinícius Araújo (violão), Wagner Bennert (contrabaixo) e convidado especial Leonardo dos Santos (harmônica) -, apresenta um repertório de músicas autorais e releituras de repertório de Django Reinhardt e do cancioneiro nacional.

Serviço: Uma Noite de Gypsy Jazz – show com as bandas Jazz Cigano Quinteto (PR) e Hot Club de Picaicaba (SP). No repertório, obras consagradas do gypsy jazz e repertório autoral. Sábado, dia 18, às 19h30, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro s/nº). Ingressos R$20 e R$10 (meia entrada). Vendas pelo Sympla: www.sympla.com.br/evento/noite-de-gypsy-jazz

Classificação etária: Livre. Duração 65 min.

Informações: (41) 3229-4458.

fotos: divulgação