Empresas criam soluções para amenizar o peso emocional do home office

Moët Hennessy chega ao Iguatemi 365
26 de março de 2021
Hérnia inguinal atinge 20% dos homens em alguma fase da vida
26 de março de 2021

Continuidade dos trabalhos remotos influenciam nas relações interpessoais

Passado o primeiro ano da pandemia, o cenário de trabalho remoto permanece o mesmo com as novas medidas de restrição. Segundo uma pesquisa feita pelo LinkedIn em abril de 2020, envolvendo dois mil profissionais em home office, mais de 60% das pessoas estão mais ansiosas e estressadas com o trabalho do que antes. As empresas tiveram que repensar uma série de soluções para tornar o dia a dia dos colaboradores mais humano e menos pesado.

Uma forma de ajudar nesse período, primeiramente, é realizar pesquisas internas para compreender o cenário de cada um, entender como a equipe está se sentindo, analisar as sugestões do que a empresa pode fazer e como ajudar, ou seja, dar espaço para ouvir os funcionários e as suas necessidades. Os gestores precisam de sensibilidade e empatia para interpretar as especificidades e limitações do seu time, promovendo ações que engajem, mesmo no meio de uma crise. O acolhimento se tornou ainda mais importante, já que a saúde mental e as relações interpessoais ficaram comprometidas com o cenário remoto.

A Verity, empresa especializada em intensificação digital de ponta a ponta de negócios em diversos segmentos, desenvolveu salas on-line de interação entre os colaboradores, criando um espaço de intercâmbio entre funcionários de estados e setores diferentes. “Criamos uma sala de jogos e uma sala chamada Cozinha, que será aberta no horário de almoço, entre 12h e 14h”, comenta Alexandro Barsi, CEO da Verity. “A proposta da sala é fazer com que os colaboradores troquem receitas e dicas culinárias, além de estreitar o relacionamento com funcionários novos”.

Apesar do distanciamento provocado pela pandemia, a Verity realiza pesquisas recorrentes para entender como pode melhorar sua atuação interna. “Estamos em oito estados e 24 cidades diferentes. Ter diversidade nas empresas traz um ambiente muito mais inovador, pensamentos diferentes, ideologias diferentes, quando você tem um único objetivo, faz com que tenha caminhos mais assertivos. Estamos criando maneiras de conectar as pessoas, principalmente as que estão chegando para completar o time. E sempre pensando: já que a pandemia continua, como podemos melhorar a relação das pessoas?”, finaliza.

Sobre Alexandro Barsi

Sócio-fundador da Verity, além de Investidor Anjo. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Gestão, Negócios, Estratégia, Inovação e Tecnologia. Formado em Engenharia de Computação e Pós-graduado pela USP em Gestão de Projetos e Processos. Possui especializações em Skill, Tools e Competencies pela Fundação Cabral e General Management pela Northwestern University – Kellogg School.

Sobre a Verity

No mercado há mais de 10 anos, a Verity produz serviços e produtos. E atua em toda a jornada de transformação digital, que vai do mapeamento de oportunidades e desafios ao desenvolvimento de soluções.

A Verity tem experiência na implantação de plataformas e portais de serviços em diversas tecnologias, inclusive utilizando inteligência artificial e realidade aumentada. E atende diferentes tipos de negócios, como seguradoras, bancos e meios de pagamentos, indústrias, área de agronegócios e tecnologia em geral.