Empresa do sul lança a primeira calcinha absorvente adaptada para pessoas com deficiência

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Idealizada e produzida por mulheres, a Herself aposta na sustentabilidade e na acessibilidade com o lançamento da primeira calcinha absorvente para pessoas com deficiência (PcDs)

Em um país com mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (dados do IBGE, 2015) – o que corresponde a quase 25% da população – a oferta de produtos no Brasil que atendam com eficiência esta parcela da sociedade não acompanha este percentual. Foi pensando nisso que a Herself, empresa gaúcha de produtos menstruais, lançou, no início do mês, a primeira calcinha absorvente adaptada do país.

A marca nasceu em 2017 e cresceu investindo em tecnologia, inovação e também prezando por ouvir sempre a sua comunidade. A coleção para PcDs (Pessoas com Deficiência), foi co-criada com duas clientes com deficiência motora que participaram do processo do início ao fim. “Acreditamos que a menstruação não deve ser um limitante para ninguém. Isso começa especialmente na modelagem que temos – que veste do 30 ao 60 – e agora, com uma opção que atende também pessoas com deficiência.” afirma Raissa Assman Kist, fundadora e CEO da marca.

A escolha por calcinhas absorventes não é por acaso: segundo dados da Women’s Environmental Network, uma única mulher usa mais de 9 mil produtos menstruais descartáveis ao longo da sua vida menstrual. Com o uso de calcinhas absorventes, o impacto de geração de lixo é reduzido drasticamente, e, em cerca de três anos, se estima um gasto 50% menor usando calcinhas absorventes se comparado com protetores descartáveis.

O lançamento conta com um mix de produtos: top com abertura frontal, toalha absorvente com velcro para fixar na cadeira de rodas e calcinha absorvente com abertura lateral – essa abertura faz toda a diferença, pois proporciona conforto e autonomia às pessoas com deficiência que menstruam.

Ações de Impacto Social

Além disso, a marca também investe em ações de impacto social e busca, entre seus objetivos, a luta por equidade de gênero, dignidade menstrual e valorização das singularidades. A Herself Educacional deu origem à Escola da Menstruação: Baseada na autonomia e na visão positiva sobre o corpo, ela busca democratizar o conhecimento sobre educação menstrual e já impactou a história de mais de 1.200 meninas e mulheres. A cada curso vendido, disponibilizam uma ação gratuita às crianças, adolescentes e/ou adultos em situação de vulnerabilidade. Em 2020 inaugurou a Casa da Menstruação (loja física e espaço de trocas e eventos) e iniciou sua expansão para a América Latina, começando pelo Uruguai.

Sobre a Herself

Criada em 2017 pela empreendedora Raissa Assman Kist, a Herself se orgulha em dizer que é uma marca de impacto com produção 100% nacional. Sua atuação direta na produção e distribuição de produtos tecnológicos e inovadores, pensados para resolver problemas reais, já impactaram mais de 300 mil pessoas. Além disso, participaram do Reality Show da Netflix, Ideias à Venda, vencendo na categoria moda e levando pra casa o valor de R$ 200mil reais.