Empresa curitibana doa canoa havaiana para Marinha do Brasil

Azul Cerúleo: saiba como incluir a cor do momento no seu closet
6 de outubro de 2022
Casa Möun abre exposição de Raquel Lima
6 de outubro de 2022

A Passaúna Composite Design, empresa curitibana que é líder nacional na fabricação de canoas havaianas com a marca Mirage, doou uma embarcação deste tipo para a Marinha do Brasil

A entrega foi feita no último final de semana pelo diretor da PCD, o empresário Naideron Junior, e o instrutor de remo Alex Salles. Representando a Marinha, o Almirante Guilherme da Silva Costa, Comandante do 8º Distrito Naval, e o Comandante dos Portos do Paraná, André Luiz Morais Vasconcelos, receberam a doação, que foi destinada à Capitania dos Portos de Paranaguá.

A canoa doada é do tipo Mirage OC6, modelo conhecido por ser recordista de vitórias em competições brasileira e internacionais, e será utilizada para treinamentos físicos dos marinheiros e também para ações sociais que envolverão a comunidade da região. Os treinamentos iniciais serão supervisionados de forma voluntária por profissionais do Passaúna Paddle Club, clube de atividades náuticas que faz parte do mesmo grupo da Passaúna Composite Design, fundado por Naideron e sua mulher, Kamilly Magno. Com sede em Curitiba, o clube conta com três bases no litoral do Paraná e uma delas fica em Paranaguá.

Antes de entrar sem serviço, nos próximos dias a canoa será batizada, numa cerimônia que une tradições da Marinha Brasileira e da própria herança cultural deste tipo de embarcação, criada nas ilhas da Polinésia, no Oceano Pacífico, com origem milenar.

Em franca expansão no Brasil, a prática esportiva da canoa havaiana – também chamada de V´aa – alia intensa atividade física com características como união, trabalho de equipe e sincronia.

A entrega da canoa foi realizada junto à Regata Farol das Conchas, realizada no final de semana em Pontal do Paraná. O evento comemorou os 150 anos do farol, localizado na Ilha do Mel, e o bicentenário de independência do Brasil. O veleiro Cisne Branco, da Marinha, era uma das atrações da festa. Antes da entrega da canoa, um grupo de remadores em outras embarcações do Passaúna Paddle Club realizou um passeio em torno do Cisne Branco.

crédito foto: Kamilly Magno