Empregabilidade de refugiados é impulsionada por projeto em tecnologia

Infecção urinária: Como identificar sintomas e evitar contaminações
25 de agosto de 2023
Saúde na terceira idade: CBD surge como um aliado promissor no tratamento de idosos
25 de agosto de 2023

Iniciativa para inclusão de pessoas refugiadas no mercado de trabalho formal brasileiro foi liderada pela IFC em parceria com Microsoft Brasil, ACNUR e AVSI Brasil

Para impulsionar a inclusão de populações refugiadas no Brasil, a International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, liderou um projeto de capacitação técnica e de conexão de oportunidades de emprego para pessoas refugiadas no país.

Segundo dados do relatório Tendências Globais – Deslocamento Forçado de Pessoas em 2022 do ACNUR, até o fim do ano passado, mais de 108 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar suas casas devido a conflitos, perseguições e violações de direitos humanos. Destas, mais de 6 milhões deixaram a Venezuela em busca de proteção internacional e garantia de seus direitos, tendo sido o Brasil o quinto país de destino mais procurado na América Latina.

projeto Fronteira Digital, que contou com a parceria da Microsoft Brasil, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil), faz parte de uma iniciativa da IFC financiada pelo governo japonês para envolver o setor privado no desenvolvimento de soluções para a integração socioeconômica da população refugiada no Brasil. Paralelamente, o projeto incentiva as empresas a promoverem valores como diversidade, inclusão e igualdade de oportunidades em prol da Agenda 2030, buscando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O Fronteira Digital foi concebido também com o objetivo de alavancar o potencial do setor de tecnologia como empregador e gerador de renda no Brasil. A iniciativa, lançada em setembro de 2021, consistiu na oferta de cursos em Microsoft 365 e Power Platform para 30 pessoas refugiadas localizadas em Boa Vista (RR), das quais mais da metade foram mulheres. O projeto envolveu a montagem de um laboratório de informática com equipamentos e softwares atualizados para a realização dos cursos e sessões de mentoria e acompanhamento para a geração e compartilhamento de conhecimentos.

Após a realização da capacitação técnica em tecnologia, o Fronteira Digital auxiliou na preparação de currículos, no apoio para a conexão de oportunidades de emprego em outras regiões do Brasil e na sensibilização de empresas participantes do Fórum Empresas com Refugiados e externas para potencial contratação dos profissionais refugiados. Como resultado imediato, o Fronteira Digital promoveu vinte e dois processos seletivos e cinco contratações diretas.

Estruturado para ser um modelo replicável por diferentes empresas no mercado brasileiro, a experiência adquirida no projeto foi documentada em um relatório digital com informações relevantes para que o setor privado interessado em contribuir com suas expertises possa impulsionar o desenvolvimento econômico inclusivo e implementar iniciativas de empregabilidade com componente de capacitação.

O material está disponível nos sites da IFC e do Empresas com Refugiados. O lançamento do relatório encerra a agenda de atividades propostas na parceria firmada em 2021 entre a IFC e a Microsoft e mostra possíveis caminhos para escalar soluções de empregabilidade para pessoas refugiadas.

Com oportunidades de capacitação e acesso a oportunidades condizentes com suas experiências e formações, os profissionais refugiados têm muito a contribuir com o desenvolvimento local e para os resultados das empresas contratantes, agregando inovação, conhecimentos e comprometimento com os objetivos traçados. Empregar profissionais refugiados é uma relação efetiva em que as pessoas refugiadas, a comunidade local, as empresas e os governos ganham, simultaneamente, com resultados concretos e duradouros.

Sobre a IFC

A IFC – membro do Grupo Banco Mundial – é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimentos técnicos e influência para criar mercados e oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2023, a IFC alocou o valor recorde de US$43,7 bilhões para empresas privadas e instituições financeiras nesses países, alavancando assim o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada enquanto as economias enfrentam os impactos das crises globais. Para mais informações, visite www.ifc.org.

Sobre o ACNUR

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização dedicada a salvar vidas, proteger direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em mais de 130 países e laureada em duas ocasiões pelo Nobel da Paz, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil, academia e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e apoio para reconstruir suas vidas com dignidade. Saiba mais em www.acnur.org.br e pelas nossas redes sociais (ACNUR Brasil).

Sobre a AVSI

A AVSI Brasil é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, que atua há mais de 35 anos no Brasil como filial ou parceira da Fundação AVSI. A missão da AVSI Brasil é tornar as pessoas protagonistas do próprio desenvolvimento, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. Em 2022, a organização desenvolveu 37 projetos, com o empenho de 600 colaboradores, beneficiando diretamente mais de 844.000 pessoas. Para saber mais, visite o site da organização (www.avsibrasil.org.br) ou acesse as redes sociais (@avsibrasil).

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.

Divulgação / AVSI Brasil