Em Socorro (SP), turistas aprendem sobre o meio ambiente com atividades ao ar livre

Saiba como eliminar os problemas da pele ressecada e garantir um reservatório de hidratação
6 de maio de 2019
Infectologista do CEJAM alerta para prevenção da meningite
6 de maio de 2019

Roteiros incluem caminhadas pela Mata Atlântica, rafting no Rio do Peixe e passeios por fazendas de café

Adultos e crianças encontram em Socorro, cidade no interior do Estado de São Paulo, belíssima natureza para praticar atividades ao ar livre em contato direto com a biodiversidade da Serra da Mantiqueira. Os parques de aventura, as agências de turismo e os hotéis da região oferecem programas especiais que misturam diversão e aprendizado.

Com a agência de turismo Mundaka Aventura pode-se caminhar pelas margens do Rio do Peixe e seus afluentes através de duas opções de trekking. Os turistas, incluindo crianças a partir de seis anos, que escolherem participar da “Trilha das Cachoeiras”, passarão por diferentes cachoeiras, todas apropriadas para banho, durante um percurso que dura em média duas horas. Já na “Trilha da Mantiqueira” é possível explorar o ecossistema da Mata Atlântica por um caminho cercado de liquens vermelhos, bromélias, orquídeas, samambaias e árvores nativas, além de avistar macacos e uma grande diversidade de aves. A idade mínima para participar é oito anos.

O rafting, famosa atração da cidade, pode ser praticado por crianças a partir de sete anos, neste caso com o acompanhamento de biólogos, que abordarão temas relacionados à flora, fauna e preservação ambiental. Ainda, ao final da atividade, cada um recebe uma árvore nativa para plantio.

Já no Mirante da Pedra Bela Vista, um dos pontos turísticos de Socorro, onde fica o parque de mesmo nome, os visitantes têm a oportunidade de entrar em grutas e observar macacos bugios e diversos tipos de pássaros, como sabiás, tucanos, gaviões e canários.

O turismo histórico também é explorado na região através do roteiro da empresa Reis Turismo, que oferece um dia de muito aprendizado. O passeio contempla visitas ao Centro Histórico, à Praça da Matriz, ao Palácio das Águias, ao Museu Municipal, à primeira ponte de concreto armado do Estado de São Paulo e ao Mirante do Cristo, um dos pontos mais altos de Socorro, com vista panorâmica para as montanhas e cidades vizinhas.

Por fim, a diversão continua nos hotéis fazenda da região, como o Campo dos Sonhos e o Parque dos Sonhos, que oferecem às crianças um dia de vivência no campo, interagindo com animais da fazenda, visitando plantações de cana-de-açúcar, aprendendo sobre a produção de café, participando da transformação do leite em iogurte e queijo, e cozinhando doces caseiros, como bananada e goiabada.

Para mais informações sobre o turismo na cidade acesse www.socorro.tur.br.

Sobre Socorro

Localizada na Serra da Mantiqueira, tendo fácil acesso às principais rodovias do Estado de São Paulo, Socorro (SP) é uma estância hidromineral com ampla infraestrutura para receber os mais variados viajantes: aqueles em busca de aventura e atividades ao ar livre, os que apreciam boa gastronomia rural, os que gostam de compras, casais, famílias com crianças, idosos e animais de estimação. Além de ser conhecida como “Cidade da Aventura”, é também referência em turismo acessível, tendo recebido vários prêmios. O destino ainda conta com diversas opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.