Em Olinda/PE, educadora cria projeto para revolucionar o ensino no Brasil

Turismo promete deslanchar viagens em 2021
6 de novembro de 2020
13° Festival Pão com Bolinho acontece de 10 a 29 de novembro
9 de novembro de 2020

‘Cuidar do Cuidador’ tem planos para ser integrado nas redes municipal, estadual e privada de ensino da cidade 

Uma luta diária para posicionar a educação como prioridade no país. Esse é o propósito de vida de Luciana Araújo, mais conhecida como Tia Lu. A educadora idealizou o projeto ‘Cuidar do Cuidador’ a partir de estudos do que já é realizado em outros países do mundo quando o assunto é educação. Neste método de aprendizado, o professor é o protagonista da sociedade, capaz de transformar a humanidade. “Para cuidar do outro, precisamos primeiro cuidar de nós mesmos”, explica Luciana.

O projeto, que foi idealizado por meio de estudos científicos da neurociência, da psicomotricidade e da antroposofia, é uma rede de apoio que cuida e prioriza a educação do ser integral acessando o autodesenvolvimento da criança e de seu cuidador. É regido por quatro pilares: Autoconhecimento, autocuidado, autorresponsabilidade e autoeducação. “Desta forma todo meu olhar é voltado para potencializar a integralidade do ser”.

Com o trabalho, Luciana pretende posicionar a cidade de Olinda/PE, local em que vive, como pioneira e referência no sistema de ensino brasileiro. “Há 12 anos vivo diariamente esse universo. Cuido da infância e de seus cuidadores, que são os professores, a família e todos os envolvidos na educação com a criança. Se cuidarmos do início da história, podemos transformar a história toda”, conta Tia Lu.

Para Luciana, a educação na primeira infância é primordial para o desenvolvimento das crianças na vida adulta e o olhar para seus cuidadores são ferramenta essencial nessa construção. A profissional cuida da infância e de seus cuidadores por acreditar que são as duas âncoras mais importantes de uma sociedade . “A primeira infância é a fase mais importante na vida do ser humano, tudo que for construído nesse momento levaremos por todas a nossa vida. Os cuidadores são os principais formadores e protagonistas da história da criança e de uma sociedade, então priorizar essas duas dimensões é essencial para alcançar a transformação social”.

Durante sua jornada, Luciana compreendeu que acessar o sistema educacional do nosso país seria o melhor caminho para alcançar o que tanto desejava. “Hoje minha energia está voltada para o projeto ‘Cuidar do Cuidador’, que é pioneiro em nosso país e que vem nutrindo e transformando nossa educação com o cuidado com nossos cuidadores”.

Atualmente, o projeto é desenvolvido no Tia Lu Espaço do Ser Integral, empreendimento educacional construído por Luciana em Olinda, e de também de forma pontual e avulsa com cursos e palestras na rede municipal, estadual e privada. Além do ‘Cuidar do Cuidador’, oferece aulas, cursos e palestras em diversos segmentos para crianças e toda a sua família. Os planos de Tia Lu em 2021 são de expandir o método de ensino para todas as escolas da cidade e futuramente para o Brasil. “Quando o projeto ‘Cuidar do Cuidador’ entrar no sistema educacional do país, terá o propósito de ser algo contínuo, porque a educação precisa ser processual”, revela.

De acordo com a educadora, a educação no país vem sofrendo de uma influência da revolução industrial. “Nosso sistema educacional atual está realmente falido, vem de um formato da revolução industrial, onde tudo se reproduz, condiciona e adestra. A educação é o único e mais poderoso meio de transformação social. Nesse formato a nossa sociedade não avança”. Para Luciana, que estudou grandes referências mundiais em educação e os caminhos que percorreram para chegar nesse nível, dois grandes pontos precisam urgentemente de direção e ação. “Precisamos acabar com a desigualdade em nossa educação, ou seja, educação igual e acessível para todos e nutrir o ser humano em sua integralidade, nutrindo e respeitando suas dimensões cognitiva, relacional, emocional, espiritual e física”, finaliza.

Sobre Luciana Araújo

Luciana Araújo está há mais de 12 anos atuando com crianças na primeira infância por meio do método Tia Lu de Educação. É diretora e proprietária do Espaço Tia Lu do Ser Integral e criadora do método Tia Lu de Educação. Já são mais de 4.000 crianças e profissionais atendidos por seus cuidados e orientação. É embaixadora da primeira infância no Recife e fundadora do projeto social Mão Amiga. É mãe de duas meninas e vive intensamente e diariamente a educação integral.