Em alta no décor: conheça os hits que despontam em 2019

Em campanha global, Converse convida mulheres para redefinirem o significado da palavra Mulher nos dicionários atuais
14 de março de 2019
Hotéis Four Seasons em Istambul apresentam novidades para redescobrir a cidade de duas maneiras diferentes
14 de março de 2019

Profissionais comentam suas apostas com base nas principais tendências de comportamento e consumo

Assim como na moda de vestuário, todos os anos as tendências de decoração ganham novas influências e propostas – criando uma estreita relação entre comportamento e consumo. Na era digital, é praticamente impossível não acompanhar as novidades propagadas por mídias especializadas e influencers, mas o grande fluxo de informações muitas vezes nos confunde. A Meber Metais convidou profissionais ligadas ao segmento de arquitetura e design para comentarem os hits que já despontam no décor em 2019.

 

Temos um novo preto?

Faz alguns anos que as diferentes nuances do cor-de-rosa vêm ganhando espaço – desde produções street wear até obras audiovisuais de artistas internacionais como Lady Gaga e Ariana Grande. O rosa é praticamente o novo preto, combinando com praticamente tudo, sem limitação de gêneros. No design, por exemplo, a Pantone anunciou sua Cor do Ano 2019: Living Coral, um laranja rosado que promete estimular sensações energizantes e espirituosas. O destaque retrata a atuação do cor-de-rosa e a ascensão das tonalidades terrosas no cenário da decoração, aparecendo equilibradamente em revestimentos, móveis e acessórios. Além disso, a inspiração do estilo eclético traz uma característica elegante e progressiva ao décor de todos os ambientes.

O tradicional preto, que nunca sai de moda, aparece com acabamento fosco em utilitários como abajures, torneiras, acessórios de banheiro, mobiliários e luminárias pendentes. Atendendo a essa demanda, recentemente a Meber relançou itens consagrados de seu portfólio com novos acabamentos. A linha Block, por exemplo, passa a oferecer os acessórios saboneteira, toalheiro, cabide, porta-shampoo porta-papel na cor Preto Fosco – ideal para quem quer ousar no décor do lavabo ou da sala de banho.

Apelo natural

É perceptível o crescente interesse das pessoas por se conectarem com o que é natural, tanto um estilo de vida mais leve quanto a busca por elementos que funcionem como refúgio dentro da atmosfera cosmopolita. No mercado de interiores, elementos naturais e design original continuam fortalecidos como tendência em 2019. Tudo isso se estabelece com a incorporação de plantas pela casa; preferência por materiais como linho, madeira e couro; e influência ainda maior do faça você mesmo (DIY). A premissa é que os materiais sustentáveis se tornem cada vez mais convencionais – e a isso, precisam estar atreladas texturas e acabamentos que remetam à natureza. “Um dos pontos mais importantes antes de se desenvolver um novo projeto é estudar a fundo as tendências de consumo daquele público específico. Somente assim conseguimos entender o que as pessoas desejam sentir ao escolher um produto em vez de outro”, explica a designer Juliana Desconsi, que assina a coleção Angra, da Meber, inspirada nas formas pacientemente esculpidas pela ação da água na paisagem ao longo do tempo.

“No segmento de metais sanitários, essa tendência se apresenta de forma evidente. Além de montarem a combinação com diferentes texturas e revestimentos que estão sendo largamente utilizados, os utilitários precisam remeter, também, à essência do metal. Dessa forma, acabamentos como latão, preto e branco devem se destacar, sendo que na maioria das suas aplicações, será utilizado o acabamento fosco”, ressalta a arquiteta Gicele Netto. “O cobre ainda não irá desaparecer por completo, mas já são observadas preferências mais fortes em relação a outras cores”, acrescenta.

Toque de exclusividade

Na contramão do comércio “see now, buy now”, existe uma parcela expressiva de pessoas em busca de itens mais exclusivos – como coleções cápsula desenvolvidas em menor quantidade ou projetos cuidadosamente pensados para refletir a personalidade do cliente. “Cada vez mais, nós, arquitetos, temos o compromisso de desenvolver ambientes que traduzam a essência do morador ou do empreendimento. Por isso, quesitos como estética, estrutura, matéria-prima e tecnologia estão lado a lado com o diálogo. Não poderia ser diferente, afinal, cada projeto é único”, comenta Cris Mioranza, nome à frente do escritório C2 Arquitetos, de Caxias do Sul (RS). “Independentemente do estilo, parte do processo criativo está na busca por detalhes que reforcem o toque de exclusividade, como uma poltrona vintage, um revestimento tecnológico ou metais com acabamentos inéditos”.

Ainda na perspectiva de personalizar os ambientes, vem a tendência de resgatar o valor sentimental de objetos e móveis de decoração que carregam uma história – como um aparador que pode se tornar armário para o banheiro; cristaleira que passa por reforma para integrar a sala de jantar ou a moldura de um quadro antigo que ajuda a compor o décor do hall.

Soma-se a esse argumento o apelo sustentável, bandeira defendida pela designer Ana Maldonado. “Nosso futuro é de escassez de matéria prima de origem animal, vegetal e mineral. Pensar numa economia sustentável implica em oferecer um mix de produtos e serviços que responda à demanda das necessidades utilizando o mínimo possível de recursos ambientais. Se pensarmos que a fonte futura de recurso será o próprio descarte, a mudança de pensamento se faz necessária”, reflete.

Meber Metais alinhada às tendências

Criatividade e flexibilidade são levadas a sério pela Meber quando o assunto é a escolha dos metais para cozinha e banheiro – principalmente a torneira, utilitário que se torna o destaque no cômodo. Um dos novos acabamentos apresentados pela marca é o ouro rosa, estilo que voltou com tudo e remete a leveza, sofisticação e um quê de romance – perfeito para criar um banheiro ou lavabo cheio de personalidade. Outra proposta é resgatar os ares de realeza do dourado, acabamento que vem ganhando o gosto dos brasileiros mais uma vez, principalmente para quem gosta de um visual elegante.

O monocomando da coleção Tonino, assinada pela arquiteta Rejanne Carvalho e pelo italiano Leonardo Bua, aparece com releitura na cor Vinho, acabamento inédito e bem conceitual. Para ousar um pouco mais, vale apostar no novo acabamento Violeta – eleita a ‘Cor do Ano’ 2018 pela Pantone.

Sobre a Meber

Especializada em metais para banheiro, lavabo, cozinha e jardim, a Meber acumula tradição e credibilidade no segmento há mais de 55 anos. No decorrer dessa trajetória, conquistou posição relevante junto ao mercado, figurando entre as cinco principais fabricantes nacionais nesse segmento. Seu portfólio tem coleções completas compostas por monocomandos, misturadores, torneiras, temporizadores, duchas, acessórios, básicos e complementos. Para conhecer, acesse www.meber.com.br.