Eles fugiram para o Interior

Novidade: Vem aí um festival de confeitaria focado em delivery
22 de junho de 2020
5 prejuízos das bebidas alcoólicas para quem está tentando se manter ativo e forte na quarentena
22 de junho de 2020

Em busca de distanciamento social e qualidade de vida, empresários trocam São Paulo por cidades menores durante a pandemia de Covid-19

A pandemia do novo coronavírus e a necessidade de afastamento social geraram um novo comportamento no segmento de imóveis. Maior imobiliária brasileira, a Lopes apontou um aumento de 63% na busca por imóveis rurais – casas de campo, casas de condomínio, chácaras, terrenos e loteamentos – desde o início da quarentena. Já segundo a plataforma de vendas e locações Imovelweb, a procura por imóveis rurais cresceu 52% em março – primeiro mês da quarentena – na comparação com fevereiro e 124% em relação ao mesmo mês do ano passado. Além do distanciamento social necessário para evitar a contaminação, os brasileiros estão buscando qualidade de vida em um período em que sua saúde física e mental está sendo testada ao extremo. 

Dentro deste fenômeno, alguns empresários também decidiram mudar-se temporariamente com a família para propriedades afastadas dos grandes centros urbanos. Em março, muito antes de a pandemia chegar próxima dos patamares atuais, o casal formado por Rogério Moraes e Bárbara Kemp, fundadores da Kemp Oficina de Projetos e Engenharia, de São Paulo, transferiu-se para o sítio da família, no município de Cabreúva, a cerca de 90 quilômetros da Capital.

Já o empresário José Carlos Semenzato, fundador da SMZTO Holding de Franquias, cuja sede de operações também fica na capital paulista, decidiu passar a quarentena na Fazenda Boa Vista, situada em Porto Feliz, interior da capital. Nos dois casos, os empresários optaram pelo Interior em busca de tranquilidade e de distanciamento dos grandes centros, onde a contaminação pelo coronavírus ocorre de forma acelerada.

“A pandemia, para a gente, teve o lado bom da conexão com a natureza. Já estamos aqui há mais de 70 dias e não estamos num confinamento efetivo”, comenta Bárbara Kemp. “A decisão de virmospara oInterior foi por espaço! Minha casa de São Pauloé pequena e, se ficássemos lá, teríamos que ficar num espaço reduzido, fazendo gestão de casa, filhos e trabalho. Já o sítio é um espaço bem grande, em torno de 19mil metros quadrados.”

Segundo ela, um dos aspectos positivos da mudança foi a oportunidade que as duas filhas do casal tiveram de conviver em meio à natureza, algo completamente diferente do cotidiano na metrópole. “O bom de vir para cá foi as meninas começaram a viver com a natureza. Aqui, damos comida para galinhas, estamos criando coelhos, colhemos frutas no quintal, escorregamos na grama, brincamos nas pedras e no parquinho do sítio.”

Sobre a KEMP

A Kemp é uma empresa de projetos e gerenciamento de obras fundada há 14 anos por Barbara Kemp e Rogério Moraes. Sediada em São Paulo, com aproximadamente 150 funcionários, a companhia atua em todas as regiões do país, oferecendo soluções personalizadas para cada tipo de empresa, independentemente de porte ou localização. Entre os serviços e soluções disponíveis estão levantamento cadastral de arquitetura com Laser scan 3D, layouts, projetos de arquitetura e engenharia, como elétrica, ar condicionado, hidráulica e PPCI, gerenciamento de obra remoto e presencial com uso da plataforma Workemp. Para a execução dos serviços, a empresa utiliza tecnologias como BIM (Building Information Modeling), Laser Scan, scanner a laser, óculos de realidade virtual e realidade aumentada. Atualmente, a empresa tem em seu portfólio clientes como Santander, O Boticário, Renner, C&A, Dasa, Nike, Drogaria São Paulo, Tok Stok, Carrefour, Claro, Leroy Merlin, TIM e Walmart.

Pexels