Elementos naturais na cozinha: matérias-primas da natureza são transformadas em acessórios de alta gastronomia

10 razões pelas quais seu couro cabeludo coça e como obter alívio
21 de outubro de 2020
“Cacau Spritz” do Txai Resorts Itacaré é uma deliciosa sugestão de drink
21 de outubro de 2020

Pedras, metais e madeira servem de matéria-prima para a fabricação de equipamentos gastronômicos

Não é de hoje que os elementos presentes na natureza servem de matéria-prima para a indústria – desde as pedras preciosas aplicadas nas joias até móveis feitos em madeira e pedras nos pisos das casas. Alguns recursos naturais menos convencionais, já muito usados em diversos setores, também são empregados na produção de utensílios que usamos em nossa rotina diária na cozinha.

Um deles é o nióbio, o mais leve dos metais refratários, que cria aços bastante resistente. Tão poderoso que é utilizado na escala de 100 gramas para cada tonelada de ferro. Este metal é empregado em diversos setores, como na fabricação de tubos de gasodutos, carros, pontes, turbinas de avião, usinas nucleares e até joias. O que pouco se fala sobre ele é que o Brasil tem 98% das reservas do mundo e detém mais de 90% da comercialização mundial do nióbio.

A marca Nesmuk produz suas facas na Alemanha, unindo metais como o nióbio a materiais sintéticos de alta tecnologia. As lâminas de aço com nióbio da Nesmuk, como a faca de Chef Soul, com cabo de madeira de grenadiclla, têm uma estrutura mais fina e maior resistência à corrosão. Ao mesmo tempo, uma maior resistência mecânica é alcançada, tornando as lâminas da marca alemã mais fortes e robustas, com uma afiação extrema e surpreendente desempenho de corte.

A beleza natural das pedras

Outro material proveniente da natureza é a ardósia, sendo o Brasil o segundo maior produtor, consumidor e exportador do mundo dessa pedra, com 90% da extração concentrada no estado de Minas Gerais. Formada pela transformação da argila sob grande pressão e temperatura, a ardósia tem se provado cada vez mais durável. Ela agrada também pelo aspecto rústico e ao mesmo tempo requintado, com cores variando entre o preto, grafite, roxo, ferrugem e o branco.

Por isso, a pedra tornou-se uma tendência na construção civil e na arquitetura, figurando em pisos e bancadas até o revestimento de paredes e fachadas. E por que não nos objetos que compõem a decoração das cozinhas? A empresa Oxford, de Santa Catarina, fabrica tábuas para servir feitas em ardósia. Além da beleza e durabilidade, as tábuas desse material são mais higiênicas, de fácil limpeza e ainda atóxicas, não contaminando os alimentos.

A tendência de usar elementos naturais nas peças também conquistou a maior fabricante de porcelanas do mundo, a Rak, com sede nos Emirados Árabes. A empresa, que exporta seus produtos para 165 países, sendo os principais clientes estabelecimentos de luxo como hotéis 5 estrelas e restaurantes estrelados, tem uma proposta moderna e sofisticada, focada em acabamentos inusitados.

Entre seus produtos, está a linha Karbon, produzida com um material negro salpicado com partículas de pedras cristalinas. As peças têm um brilho que inspira a criação de receitas únicas, em apresentações autênticas. Já os pratos da linha Neo Fusion, com toques de pedras minerais, lavas vulcânicas e grãos de areia, remetem à simplicidade e exuberância da natureza.

Nessa mesma tendência, a marca italiana Legnoart também é referência. Há 70 anos ela produz peças com madeira (provenientes do reflorestamento) para seus produtos: tábuas de corte, facas e saca-rolhas estão entre os acessórios mais vendidos mundo afora, inclusive os responsáveis por tornar a marca referência mundial em acessórios gourmet feitos dessa matéria-prima.

“São marcas que há anos atuam nesses segmentos com muita responsabilidade ambiental e consciência ecológica. E nós prezamos muito por isso na hora de selecionar os produtos da nossa loja. Inclusive, esses são diferenciais competitivos que avaliamos com muito critério para levar aos clientes, sem contar na funcionalidade e design que são únicos”, comenta Nádia Schroeder, da Manufakt – loja on-line especializada em acessórios gourmet que importa produtos do mundo todo para o país.