Eleições: mercado imobiliário é o investimento mais seguro e rentável no período

Psoríase no couro cabeludo: saiba como diferenciar da caspa e conheça tratamentos
5 de setembro de 2022
Tons terrosos e acinzentados refletem o Infinito Particular dos ambientes da CASACOR Rio Grande do Sul
5 de setembro de 2022

Especialista da Divvy Investimentos aponta que, embora a corrida eleitoral gere incertezas a alguns segmentos, setor imobiliário mantém crescimento mesmo em cenários instáveis

O período eleitoral gera um cenário de incertezas e instabilidade e, por isso, uma retração nos investimentos em diversos setores. No entanto, especialistas apontam que os investidores não precisam paralisar suas estratégias durante meses até a realização das eleições. Para quem deseja investir no momento, o mercado imobiliário tem se apresentado como o mais sólido, um dos mais aquecidos da economia brasileira, de fácil recuperação e que mantém crescimento mesmo em cenários instáveis. “Incentivos por trás da política brasileira devem acontecer visando a segurança do setor imobiliário e a tendência em cenários de incerteza é de investidores buscarem investimentos mais concretos e seguros. Por isso, há a possibilidade de crescimento do mercado imobiliário nestes períodos de eleição”, explica o cofounder da DivvyInvestimentos Imobiliários, Matheus Tafner.

Especialista no setor, esclarece que o segmento possui uma solidez histórica mesmo diante de momentos de crises e oscilações. Isso ocorre, pois é marcado por uma “estagnação de preços” e gera uma baixa desvalorização, sendo assim, o último mercado a ser impactado por alguma instabilidade e um dos primeiros a se recuperar. Dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) comprovam essa estabilidade. O setor atingiu o seu maior crescimento após 10 anos em 2021, meta atingida mesmo diante da situação de pandemia. Além disso, teve um crescimento de 12,8% na venda de novos imóveis, e a entidade estima um crescimento de 3,5% ainda em 2022.

Cofounder da DivvyInvestimentos Imobiliáriosconta que, por ser um ativo tangível, o investimento em imóveis proporciona maior confiança ao investidor, segurança na proteção da inflação e na valorização constante. Sendo assim, um dos setores mais aquecidos da economia brasileira atual com as melhores oportunidades do mercado. “Outro grande benefício é estar imune a uma possível quebra de bancos e não poder ter seus ativos congelados pelo governo. É a melhor opção de aplicação em um país que frequentemente entra em fragilidade econômica”, afirma.

Considerado um dos mais seguros, o mercado imobiliário vai na contramão de outros setores que passam a ser facilmente impactados em momentos de instabilidade. “O mercado financeiro, por exemplo, pela alta liquidez e a grande aversão a riscos, passa por uma desvalorização direta”, acrescenta. Outro ponto favorável ao segmento imobiliário é a redução da projeção da inflação, que prevê a diminuição da taxa Selic e a melhora nas condições de financiamento e estímulo ao consumo. “Para o mercado imobiliário vemos que com a taxa Selic voltando a patamares menores e a aceleração do consumo temos um aumento saudável dos preços dos imóveis”.

Investimento imobiliário é “para todos”

O mercado imobiliário se mostra como um setor aberto para todos os tipos de investidores, desde os novos até os já experientes e que desejam diversificar a área. Matheus explica que os novos modelos de negócio existentes e a facilidade de acesso às informações têm tornado o segmento acessível para todos. “Antigamente existia a barreira de entrada de valor e a dificuldade de informação e acesso, mas isso é passado. Hoje, na internet, conseguimos achar inúmeras informações sobre o mercado”.

O especialista conta que alguns investidores sentem uma carência de conhecimento para quebra de barreiras, como foi feito há alguns anos com o mercado financeiro. “A DivvyInvestimentos Imobiliários vem para quebrar as lacunas dos recursos, possibilitando investimentos a partir de R$ 4 mil em imóveis na planta. E visamos levar também informação trazendo de maneira didática e explicativa o que analisar e como olhar o mercado”, afirma. “Não saber por onde começar a investir é o sentimento mais comum de quem deseja iniciar. Por isso, é muito favorável você ter alguém para lhe ajudar a traçar caminhos para alcançar seus objetivos, para acompanharem e ajudarem o inicio da jornada dos investidores”, finaliza.

Sobre a Divvy

Com objetivo de democratizar e aproximar o mercado imobiliário, a Divvy Investimentos Imobiliários busca aliar os interesses dos investidores com um modelo digitalizado, prático e acessível. A empresa é formada pelos três jovens e experientes investidores Isabela Tafner, Leonardo Stollmeier e Matheus Tafner, que aliaram experiência com o mercado financeiro norte-americano e brasileiro e a veia empreendedora familiar para desenvolver o modelo de negócio único e inédito no Brasil.

Freepik