Einstein e Unifesp iniciam pesquisa inédita com células-tronco para tratar incontinência urinária de esforço

Adventure Sports Fair é porta de entrada para iniciar no turismo de aventura
3 de outubro de 2018
Coberturas retráteis ampliam área útil sem aumentar impostos
3 de outubro de 2018

Em parceria com o Laboratório Stemcorp, é o primeiro trabalho no Brasil a avaliar o uso terapêutico desse tipo de célula para o problema, que acomete de 15 a 35% das mulheres

Tossir, pegar um objeto pesado, correr de leve ou pular um obstáculo: atos banais do dia a dia como esses são capazes de fazer o xixi escapar de forma involuntária. É a incontinência urinária de esforço (IUE), problema que acomete de 15 a 35% das mulheres, sobretudo na faixa etária entre 45 e 65 anos. O parto vaginal e o envelhecimento são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do problema.

Isso porque podem afetar nervos, músculos, vasos e o tecido conectivo do assoalho pélvico, que são responsáveis pela manutenção da continência urinária. O tratamento pode ser cirúrgico ou à base de fisioterapia. O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Laboratório Stemcorp, especializado em coleta de células-tronco, está avaliando pela primeira vez no Brasil uma nova opção terapêutica para esse tipo de incontinência: o uso de células-tronco adultas para regenerar as estruturas danificadas impedindo o escape da urina.

Elas são extraídas da medula óssea das voluntárias. Em seguidas, os especialistas as cultivam em laboratório para que depois sejam injetadas na uretra. O procedimento dura de 10 a 15 minutos. “Com células da própria paciente, o risco de rejeição é improvável”, explica o autor do estudo, o ginecologista e obstetra Rodrigo Castro, do Einstein. “Há evolução significativa dos casos tratados com cirurgia, mas ela não é isenta de complicações.”

A meta é chegar a 40 participantes: 20 devem receber células-tronco do músculo e 20 da medula óssea. Antes da terapia celular, elas passam por exame clínico, estudo urodinâmico, que avalia a função de enchimento e esvaziamento da bexiga, teste do absorvente (para verificar o escape urinário), além de responderem a um questionário específico sobre qualidade de vida. Os resultados dessa batelada de testes serão comparados aos obtidos após um ano de realização do procedimento. Dez mulheres já se submeteram ao tratamento. “A primeira voluntária já não está mais perdendo urina”, revela Castro.

Células-tronco adultas

Elas estão presentes em estruturas ou órgãos já constituídos, como medula óssea, cérebro, medula espinhal, polpa do dente, músculo esquelético, córnea, retina e fígado. No organismo, se encarregam de renovar os tecidos e repor células destruídas por trauma ou doença. Em geral, se diferenciam em unidades celulares de seu local de origem. Mas alguns tipos de célula-tronco adultas, como as da medula óssea, podem formar, por exemplo, tecido nervoso. Hoje, as originárias do músculo são as mais usadas na uroginecologia.