Educadores participam de Oficina sobre Vinícius de Moraes

A importância do administrador para a sobrevivência das empresas de pequeno porte
30 de julho de 2020
Conheça as diferenças entre a aplicação de toxina botulínica A e preenchimento de ácido hialurônico
30 de julho de 2020

Oficina virtual voltada para educadores de todo o Brasil

Que tal aprender mais sobre um dos grandes nomes da música e da literatura de maneira divertida? Dezessete educadores da Escola Colibri, em Embu das Artes, em São Paulo, participam do Oficina virtual “Vinícius, o poeta amador”, dirigido pela cantora, pesquisadora e regente Dani Mattos. Serão três encontros virtuais com duração de duas horas, nos dias 4, 13 e 20 de agosto, às 15h.

De acordo com a regente Dani Mattos, o intuito da Oficina virtual “Vinícius, o poeta amador” é dar profundidade à figura desse poeta que foi muito atuante no cenário artístico brasileiro e fazer um apanhado de sua extensa produção, seja como poeta, crítico de cinema, compositor, letrista, cronista. “Durante as oficinas, os educadores vão poder compartilhar poesias e músicas de Vinícius de Moraes, e também aprender como organizar um sarau com seus alunos ”, explica a regente.

Oficinas como essa servem de estímulo para que os educadores levem cada vez mais para as salas de aula a riqueza da linguagem poética. Várias pesquisas apontam a importância da poesia e da música de qualidade desde os primeiros anos escolares, para estimular a imaginação e melhorar a escrita. O poeta Vinícius de Moraes possui uma imensidão de poesias e músicas que podem ser usadas também na educação infanto-juvenil. A pequena Sophia, de quatro anos, já é fã de Vinícius de Moraes e gravou um vídeo para as redes sociais da regente cantando a sua música preferida do poetinha “A Casa”. “Um dos objetivos deste trabalho é o envolvimento das famílias nas cantorias e leituras das obras do poeta”, afirma Dani Mattos, que além da Oficina voltada para educadores, mantém um sarau mensal aberto ao público.

Para a orientadora pedagógica da Escola Colibri, Luciana Santos, o objetivo da equipe pedagógica em participar da Oficina virtual “Vinícius, o poeta amador” é ampliar o olhar cultural, estimular que os educadores conheçam mais sobre o poeta , participem e compartilhem práticas desenvolvidas na escola. A Escola Colibri atende 166 alunos , de ensino infantil e fundamental.

A educadora Noemi Fortunato que já participou de um dos saraus da regente Dani Mattos, agora vai prestigiar a oficina. “Participar do sarau poético, poder ouvir e apreciar diferentes apresentações e conhecer ainda mais o repertório de Vinicius de Moraes foi uma experiência muito bacana. Tomei coragem e apresentei a música “A casa”, tocando as notas na escaleta, fiquei feliz e agradecida com os elogios”, contou ela.

Escolas Interessadas:

As escolas públicas ou particulares de todo o Brasil interessadas em participar da Oficina virtual “Vinícius, o poeta amador”podem entrar em contato com a regente Dani Mattos pelo e-mail: danimattosproducoes@gmail.com. Ou pelas redes sociais: @danimmattos e @7melodica

Além da Oficina virtual “Vinícius, o poeta amador”, a regente ministra a oficina “Villa Lobos para Todos”, que fala sobre outro grande compositor brasileiro.

Sarau “Vinícius, o poeta amador:

Se você aprecia Vinícius de Moraes, mas não é educador, pode participar do Sarau mensal “Vinícius, o poeta amador”, que a regente Dani Mattos realiza com seu grupo vocal Poucas e Boas. O espetáculo criado em 2013, ganhou versão digital devido a pandemia e acontece no próximo dia 12 de agosto, às 19h. Durante o Sarau, o público será convidado a ouvir e recitar poemas, crônicas e canções do poeta que é um dos grandes nomes da cultura brasileira do século vinte. O espetáculo interativo será pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/sarau-poetico-musical-vinicius-o-poeta-amador__922538. O ingresso é limitado e gratuito, mas as contribuições voluntárias serão destinadas para oficinas gratuitas para escolas públicas de todo o País.

Sobre Dani Mattos:

Dani Mattos nasceu e cresceu na cidade de São Paulo. Atuou como regente em Ilhabela de 1999 a 2003. É formada em regência e Educação Artística pela Faculdade de Música Santa Marcelina, estudou na Escola Municipal de Música, no Conservatório Musical Brooklin Paulista e na escola experimental do SESC. Fez cursos complementares de regência com Marcos Leite e Roberto Gnatalli, em Londrina (PR).

Ainda em Ilhabela, realizou trabalho de pesquisa da cultura caiçara, supervisionado pela folclorista Iracema França. Com o Coral São João, criou apresentações interativas e didáticas em escolas da rede pública, trabalhando os elementos musicais com os alunos e professores. Assim, desenvolveu o Projeto “Villa-Lobos para crianças”, baseado no “Guia Prático” do autor, no qual ele cria arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro. Além do grupo vocal Poucas & Boas, a cantora e regente Dani Mattos formou o grupo “Toque de Bambas” e Dani Mattos Quartet. Lançou em 2019 seu primeiro EP Cronistas da Cidade, pelo selo 7 Melódica.

Serviço:

Oficina “Vinícius, o poeta amador: Público alvo: educadores. Escolas interessadas: danimattosproducoes@gmail.com

Sarau “Vinícius, o poeta amador” : https://www.sympla.com.br/sarau-poetico-musical-vinicius-o-poeta-amador__922538 – Público em geral – Gratuito – Atividade mensal, próxima dia 12 de agosto, às 19h-

Dani Mattos:http://danimattos.com.br/projetos/

Instagram: @danimmattos e @7melodica

Foto: Márcio Roberto Camargo