Economia sustentável: startup “Um Bom App” vende refeições de diferentes estabelecimentos com até 80% de desconto

Lua de mel no Japão? Seis razões para escolher o país para a viagem dos sonhos a dois
5 de maio de 2021
Skechers apresenta sugestão de presente para o Dia das Mães
6 de maio de 2021

A ideia é promover uma “troca” que beneficie tanto o empresário quanto o cliente

Há pouco mais de um ano era registrado o primeiro caso de covid-19 no Brasil. A pandemia obrigou os empresários a fecharem seus estabelecimentos e fez com que muitas pessoas perdessem seus empregos. Muitos donos de pequenas e médias empresas quebraram, um exemplo são os restaurantes, bares e lanchonetes, que tiveram que fechar as portas e viram seus rendimentos caírem mais da metade, a ponto de não conseguirem nem pagar as contas fixas.

Uma saída encontrada durante este período pandêmico tem sido o sistema de delivery, utilizado não só pelos restaurantes e lanchonetes, mas também por pessoas que resolveram trabalhar em casa. A crise sanitária em nosso país acarretou em uma crise econômica, e para tentar contornar essa situação, alguns brasileiros começaram a fazer e vender bolos, salgados e doces, para tirar um dinheiro extra.

Neste momento é muito importante combater o desperdício e incentivar o consumo sustentável, tendo em vista que a pandemia ainda não acabou. Mais do que nunca, o desemprego e a fome são os grandes vilões de milhões de brasileiros. Com o objetivo de promover uma troca que beneficia tanto o empresário quanto o cliente, surgiu o “Um Bom App”, startup criada em Foz do Iguaçu, que resgata o excedente diário de alimentos produzidos por um estabelecimento, que seriam descartados, e os vende com até 80% de desconto. Para isso, criaram a “Sacola Mágica”, que funciona da seguinte forma: o estabelecimento reúne as refeições que não foram vendidas e as disponibiliza ao cliente através dessa sacola. Assim, o usuário nunca sabe o que pode vir e sempre terá uma surpresa ao pegá-la.

“Nosso objetivo é fazer circular boas refeições e dar a elas um propósito! Acreditamos em uma nova maneira sustentável e consciente de consumo, ao disponibilizar bons alimentos que pelo fato de não terem sido vendidos, encontrariam como destino o descarte. Nossa meta é inspirar a todos a agirem contra o desperdício de alimentos”, afirma Marcelo Toledo Duarte, sócio da empresa.

No momento, Um Bom App está presente em Foz do Iguaçu e no Rio de Janeiro, mas seus idealizadores planejam expandir o negócio para mais cidades do oeste do Paraná e consolidá-lo no Rio. Em menos de 1 ano de atividades, o aplicativo já realizou 2.500 transações, em 4 cidades (Foz do Iguaçu, Medianeira, Rio de Janeiro e Niterói), totalizando mais de 1,5 toneladas de alimentos excedentes vendidos. Atualmente, trabalham com confeitarias, padarias e restaurantes. Mas tem o objetivo de incluir, futuramente, mercados e centros de distribuição. Mais de 100 estabelecimentos comerciais já se cadastraram no aplicativo, nos últimos 8 meses.