É possível entrar para o fisiculturismo aos 40 anos?

Germany – Dreams Become Reality: Alemanha lança campanha que marca retomada do turismo no país
18 de junho de 2020
Exclusivo no Brasil, Uffa.com.vc aceita cartão de crédito para negociar dívidas
18 de junho de 2020

Atleta superou a depressão, acumula três campeonatos e incentiva mulheres da comunidade a mudarem de vida

A prática de esportes sempre fez parte da vida da administradora de empresas, Andréia Tokutake. Paranaense, mãe de três filhos, ela se dedicava a corrida para manter a saúde em dia, mas em 2017, ao se deparar com problemas que quase a levaram para uma depressão, sua personal trainer sugeriu que ela entrasse para o mundo do fisiculturismo.

Inicialmente, a ideia foi aceita, mas imediatamente Andréia fez um questionamento: ela não queria perder a sua feminilidade. E foi assim que aos 40 anos de idade ela começou a treinar em Ponta Grossa (Paraná), sua cidade natal.

Apresentada as quatro categorias do fisiculturismo (Bikini Fitness, Wellness, Body fitness e Women’s Physique), Andréia optou pela Wellness. Nesta modalidade são avaliadas as atletas que têm coxas e glúteos volumosos, conservam o corpo feminino e exibem pouco percentual de gordura.

Assim que seus músculos começaram a aparecer, Andréia ganhou o título de Musa Fitness em sua cidade, fama que logo se espalhou e a tornou conhecida em boa parte do estado paranaense, passando a ser exemplo não só de superação e atleta, mas referência nas redes sociais e no meio empresarial.

Dos treinos quase que diários ao primeiro campeonato em 2018, Andréia precisou treinar muito para conquistar a sua colocação no Top 6 Campeonato Rafael Brandão, em Curitiba (para estreantes). E não foi só essa a conquista comemorada, mas em seguida vieram o Top 2 e Top 3 no Campeonato Rumo ao Sinistro 2019 (SP) e o vice-campeonato Sul-Americano 2019 em Lima (Peru).

Outra comemoração são as medidas esculturais (em off season/ganho de músculos) que hoje chegam a 58 centímetros de coxa.

Além de muita dedicação aos exercícios físicos, Andréia teve que se adaptar a uma nova rotina de alimentação saudável, onde a ingestão de proteínas, fibras e carboidratos foi revista por uma nutricionista.

Amadora no fisiculturismo, Andréia não se arrepende das mudanças visíveis no corpo, com músculos bem definidos, da rotina de academia (quatro vezes na semana) e nem mesmo de ter deixado de lado o vinho, bebida que ela tanto apreciava.

A atleta, que superou a fase depressiva na sua vida, hoje incentiva as mulheres, de todas as idades, a investirem na prática esportiva. “Eu sempre fui adepta de esportes, fazia corrida antes do fisiculturismo e me sentia bem, mas chegou um momento que eu precisava de algo que me fizesse criar uma rotina de treinos. Precisei abdicar de muitas coisas na alimentação, mas tudo valeu a pena. No começo tinha medo de perder a feminilidade, mas fui orientada a ingressar na categoria certa para aquilo que eu queria que era me sentir bem e feliz”, diz.

Em novembro de 2020, Andréia tentará mais uma medalha, desta vez no Campeonato NPC Masters Brasil, em São Paulo (o calendário pode ser alterado devido a pandemia de Covid -19).

Incentivo

Andréia idealizou o projeto Você Pode Mais, onde ajuda mulheres a transformarem suas vidas através da prática de esportes. Uma equipe formada por nutricionista, psicóloga e personal trainer auxilia o grupo por um período de três meses. Não há custos para estas mulheres. Cinco participantes já passaram pelo projeto que neste momento está interrompido devido a pandemia.

Sobre Andréia Tokutake

Nascida em Ponta Grossa (Paraná), em 1976, Andréia Tokutake é formada em Administração de Empresas. Casada, mãe de três filhos é atleta amadora. Entrou para o fisiculturismo em 2017 e conquistou o Top 6 no Campeonato Rafael Brandão 2018, em Curitiba/PR, para estreantes, o Top 2 e o Top 3 no Campeonato Rumo ao Sinistro 2019, em São Paulo (SP) e o vice-campeonato Sul-Americano 2019, em Lima (Peru) (Lima-Peru). Andréia Tokutake é idealizadora do projeto Você Pode Mais. Tem 13,2 mil seguidores no Instagram (@andreiatokutake_) e pode ser acompanhada também pelo Facebook (Andreia Tokutake).