Duratex na CASACOR: relembre os ambientes que foram destaque em todo o Brasil

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A participação da Duratex na CASACOR foi intensa em 2022

A maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas trouxe coleções e produtos inspiradores da marca, que estavam presentes nos acabamentos dos mobiliários, nos revestimentos de paredes e tetos, na criação de divisórias, biombos, brises e na marcenaria dos espaços.

O principal destaque foi a Coleção Desperte, que levou para os espaços diversas sensações, de forma única e inovadora, de tal forma que convidou os profissionais a imaginar, transformar e criar ambientes na mesma sintonia.

Projetado pelo escritório Todos Arquitetura, de Maurício Arruda e Fábio Motta, a Casa Eté Duratex foi um dos espaços memoráveis da CASACOR São Paulo, por celebrar o reencontro depois de quase dois anos isolados e silenciosos dentro de casa. Em 150 m², o projeto contemplava área social ampla com sala, cozinha, jantar, home office e varanda, além da suíte completa.

A casa trouxe aspectos dos lares genuinamente brasileiros, com elementos arquitetônicos e decorativos que remetem diretamente às casas do interior que as pessoas guardam na memória, com toda a sua informalidade, cores, diversidade e soluções. Inserido no espaço do Conjunto Nacional, o projeto tinha estrutura no sistema Steel Frame, tecnologia com baixo impacto ambiental e baixíssima geração de resíduos durante a montagem. Para a fachada, a equipe da Todos criou um telhado de duas águas, fazendo uma conexão emocional imediata com o visitante da mostra. Internamente, o forro inclinado possibilitou uma série de soluções geométricas que ora definiam o desenho de claraboias para luz zenital, ora delimitavam visualmente os espaços de convivência.

Os profissionais decidiram realizar uma elevação em toda a estrutura para que o living pudesse contar com uma área para o Sunken Sofa, recurso muito utilizado nos anos70, onde o sofá fica rebaixado e faz o visitante submergir no piso, possibilitando uma experiência mais imersiva, informal e acolhedora. Este recurso foi um dos pontos principais do ambiente, influenciando em outros diversos aspectos arquitetônicos.

Ainda no living, o pilar existente na estrutura do Conjunto Nacional foi inserido no espaço para transmitir uma linguagem que, além de reverenciar o estilo modernista do endereço, incorporava o entorno para o interior do projeto. Ao buscar as referências para os materiais e acabamentos para este projeto, o escritório pensou nos diferentes estilos e personalidades, preocupando-se em criar formas de receber bem quem procurava inspiração para um “infinito particular”.

Um pouco do que é a identidade do escritório apareceu no encontro inusitado de materiais: quatro padrões de MDF lançados pela Duratex – o Riga pelo lado externo, o Azul Astral, da linha Velluto, no quarto, o padrão Trancoso que emoldurava o sofá rebaixado e o Oásis, outro lançamento da Coleção Desperte, que revestia os painéis da cozinha – foram combinados. O reforço chegou também por meio dos veios e cores singulares das pedras nacionais, além do revestimento terracota da Cerâmica Portinari para o piso. O resultado nos transportava para o clima vintage dos anos 1960-1970 ainda vivo em nossa memória afetiva.

No living, a experiência sensorial tinha início no tecido que revestia o Sunken Sofa, e avançava pela claridade que chegava pela iluminação zenital, comum na arquitetura dos edifícios criados nas décadas de 1960 e 1970. Todas as paredes foram revestidas com textura em um tom sutil de verde e conversavam com o piso revestido com cerâmica Portinari padrão Every Brick Stone Mate. Ainda na área social, o Home Office integrado e a varanda adjacente ao sofá traduziam um ambiente ao mesmo tempo íntimo e integrado com o paisagismo, criado em parceria com a paisagista Catê Poli.

Na suíte do casal, o tom de azul dos painéis da Duratex também no padrão Azul Astral ganharam a companhia de panôs em tecido azul escuro e guarda-roupa com fundo que permitia uma integração visual com a sala de banho e banheira. A mesa lateral tinha a base feita com diferentes espécies de madeiras empilhadas e também complementava o décor junto ao tapete Kilim.

Casa Eté Duratex levou para a CASACOR uma casa 100% design brasileiro, incluindo móveis, iluminação, tapetes e tecidos. A escolha das obras de arte, feita pela curadora Beta Germano seguiu o fio condutor dessa brasilidade e levou para o espaço uma seleção de talentos da cena atual: Zanini de Zanine, Juliana Vasconcelos, Estúdio RAIN, Lucas Recchia, Michel Arnout, Estúdio Alva e Guilherme Wentz foram apenas alguns nomes presentes. O Stiling de objetos foi feito por Aldi Flosi, com direção de Maurício Arruda e equipe Todos Arquitetura.

Ainda na CASACOR São Paulo, Patrícia Hagobian também aplicou os produtos da Coleção Desperte para criar a Casa Vértice Dunelli, um ponto de muitos encontros, de interação e convivência entre as pessoas, que mostrava a casa como espaço de afeto e memórias coletivas com família e amigos. Na marcenaria dos armários da cozinha, a arquiteta aplicou o Bolero, padrão da linha Conceito que aquecia e abraçava, trazendo a sensação de acolhimento aos espaços. Versátil, possibilitava a aplicação em grandes áreas como caixarias dos móveis, assim como em detalhes de portas e frentes de gaveta.

Luciana Pitombo e Felipe Stracci, sócios no Plantar Ideias, foram os autores da grande praça que conectava sete ambientes distintos da mostra. Nas texturas dos pisos e no desenho orgânico das arquibancadas, o padrão Rocha Rara mesclava a textura de rocha acinzentada com a nobreza e elegância do ouro. No mesmo padrão, a Arquiteta Larissa Abreu assinou a Ótica Caleidoscópica, onde a Rocha Rara aparecia emoldurando as prateleiras das vitrines internas da loja que abrigava, em seus 50m², quinhentos pares de óculos.

Já nas madeiras brasileiras, a arquiteta Helô Marques foi a autora do Cumaru Raiz, que trazia tonalidade mel queimado em um movimento orgânico delicado, diferente das estruturas mais tradicionais de madeira. O acabamento da linha Essencial Wood incorporava o toque e a beleza da madeira natural ao padrão.

Na CASACOR Rio Grande do SulJuarez Cruz apresentou o Estar 22#ZERO2, um projeto minimalista que contemplava o hall de entrada, o íntimo e o home office. Baseado na filosofia Lagom, que significa “nem muito, nem pouco, mas o suficiente”, o designer investiu em uma paleta de cores neutras e toques de madeira, conferindo sofisticação e simplicidade ao ambiente. No hall de entrada, minimalista, surgia uma caixa de marcenaria no padrão Palha, para que o visitante pudesse limpar a mente antes de entrar no ambiente. Já no home office, a marcenaria com linhas simples, produzida no padrão Absoluto, da Coleção Essência, envolvia todas as paredes, deixando o ambiente mais intimista.

Já a CASACOR Brasília contou com o espaço da Só Reparos, rede de lojas de materiais de construção do Distrito Federal. Com projeto desenvolvido pela Choque Design – dos sócios Marília TuríbioDimitri Lociks e Simone Turíbio -, foi inspirado no conceito FarmHouse, que teve como ideia oferecer uma experiência inovadora aos visitantes, enaltecendo os cinco sentidos. Com uma estética rústica com mistura de elementos que remetiam à vida no campo e na natureza, apostava numa marcenaria com os padrões Palha Nobile, da linha Trama, que levavam leveza ao ambiente, mesclados com tom madeirado do Carvalho Eterno, da linha Essencial Wood.

Por fim, a CASACORPernambuco fez uma homenagem as memórias e histórias de um velho conhecido dos recifenses: o edifício Chanteclair. Vinte anos depois de tombada e seis após ter sido restaurada, a construção do século XX localizada às margens do Rio Capibaribe reabria suas portas para ser palco da mostra 2022. Foram 25 ambientes assinados por escritórios de jovens talentos e nomes consagrados da arquitetura e do design brasileiro. No ambiente que levava o nome da empresa, Espaço Despertar Duratex, as arquitetas Camilla Pereira e Ana Maria Freire, da Fábrica Arquitetura, se inspiraram na mulher contemporânea que não perde suas raízes para criar uma atmosfera fluída e aconchegante com bastante originalidade.

crédito fotos: Fabio Motta/Mauricio Arruda