Dubai planeja se tornar uma das grandes capitais gastronômicas do mundo

Fibromialgia: a “doença invisível” que é cercada de muito preconceito
14 de fevereiro de 2024
Sandálias Linus e roupas fitness Intu: marcas anunciam parceria para integrar comunidades
15 de fevereiro de 2024

Relatório da indústria e consultorias renomadas do setor apontam resultados positivos que validam a estratégia e os investimentos da cidade na área;

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem planos de se tornar uma capital gastronômica mundial.  Por esse motivo, a cidade vem realizando e atraindo cada vez mais investimentos no setor, e os resultados já são positivos. É o que demonstram as avaliações de consultorias renomadas, como o Guia Michelin e a Gault&Millau, assim como o relatório anual da indústria gastronômica, divulgado pelo Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET), que aponta que os visitantes internacionais estão mais satisfeitos com o custo-benefício da gastronomia na cidade.

De acordo com os dados, o número de turistas internacionais satisfeitos com o valor pago pelas refeições cresceu de 54%, em 2022, para 66%, em 2023. Entre os moradores do emirado, a satisfação com o cenário gastronômico também aumentou, a frequência com que visitam restaurantes passou de 1.8 para 2.9 vezes por semana, e, 69% dos residentes já considera Dubai um hub gastronômico mundial.

O estudo também destaca que Dubai é a segunda cidade do mundo em relação à densidade de opções gastronômicas, com mais de 13 mil restaurantes e cafés.

divulgação

Os resultados do relatório refletem os investimentos no setor e os esforços de divulgação do destino que investe em uma estratégia coordenada em linha com a Agenda Econômica D33, que visa dobrar a economia de Dubai em até 10 anos e tornar a cidade um dos principais destinos do mundo para negócios e lazer.

Consultorias do setor também fazem avaliação positiva

A cena gastronômica da cidade tem ganhado cada vez mais notoriedade. Em 2023 foi lançada a segunda edição do Guia Michelin Dubai que premiou 90 restaurantes, representando 23 culinárias que vão desde a tradicional comida emirati a cozinhas contemporâneas de chefs renomados. O famoso guia de restaurantes francês Gaut&Millau também divulgou em 2023 uma seleção de 113 restaurantes em Dubai com foco em sabor, qualidade, criatividade e simplicidade na cozinha. Dubai recebe, também, um festival que busca valorizar e destacar a culinária, o Dubai Food Festival, cuja 11ª edição acontece entre 19 de abril e 12 de maio deste ano.

relatório anual da indústria gastronômica de Dubai foi produzido pelo departamento de festivais e varejo e foi compartilhado com líderes do setor de restaurantes, hotéis e turismo, além de especialistas da área.

Sobre o Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET)

O Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) atua para posicionar Dubai como um importante centro comercial, polo de investimentos e destino turístico no mundo. Sob esse mandato, o órgão atua em parceria com o Governo em consonância com os objetivos da Agenda Econômica D33, que visa dobrar o tamanho da economia do emirado e consolidar sua posição global na próxima década. O DET lidera esforços para aprimorar a economia diversificada e inovadora baseada em serviços de Dubai e atrair os melhores talentos, oferecer um ambiente de negócios de padrão global e acelerar o crescimento da produtividade. Além disso, o DET está apoiando a visão de Dubai de se tornar a melhor cidade do mundo para se viver e trabalhar, promovendo sua proposta de destino diversificada, estilo de vida único e excelente qualidade de vida em geral.

DET é a principal autoridade para o planejamento, supervisão, desenvolvimento e marketing dos setores de negócios e turismo de Dubai. É também responsável pelo licenciamento e classificação de todo o tipo de negócios, incluindo hotéis, operadores turísticos e agentes de viagens. O portfólio do DET inclui Dubai Economic Development Corporation (DEDC), Dubai Business Licence Corporation (DBLC), Dubai Corporation for Consumer Protection and Fair Trade (DCCPFT), Dubai SME, Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), Dubai Festivals e Retail Establishment (DFRE) and Dubai College of Tourism (DCT).

Foto destaque: Ondrej Bocek na Unsplash