Drenagem Linfática e seus benefícios

Setor de serviços representa mais de 50% das empresas abertas no Brasil
5 de agosto de 2021
Teatro – Herson Capri estreia “A Vela”, dia 19/08, no projeto mineiro Palco Instituto Unimed-BH em Casa
6 de agosto de 2021

Massagem ativa a circulação sanguínea, diminui edemas, atenua celulite e contribui para a recuperação de lesões musculares

O sistema linfático é peça-chave para a boa funcionalidade do corpo humano, já que é o principal sistema defensor do organismo. Composto por gânglios e vasos, sua missão é recolher as impurezas existentes na circulação sanguínea e fazer com que as defesas estejam atentas aos micróbios. Já a linfa é o líquido transportado pela rede de vasos linfáticos. E diante desses fatores, que trabalham de maneira integrada, vem a pergunta: Qual é o papel da conhecida drenagem linfática, afinal?

“A drenagem linfática potencializa o que o nosso corpo faz lentamente”, resume Renata França, esteticista e criadora do próprio protocolo de drenagem linfática manual. Segundo ela, as manobras ativam a circulação sanguínea e potencializam uma rede complexa de vasos que movem os fluídos do corpo. “A drenagem torna o processo mais eficiente, aumentando inclusive a oxigenação e estimulando a renovação das células”, afirma.

Os benefícios proporcionados pela drenagem linfática, no entanto, não param por aí. Entre eles está a redução de inchaços – também conhecidos como edemas -, pois os movimentos da massagem drenam os líquidos que se acumulam entre os tecidos. Além disso, ela colabora para a diminuição da celulite.

Outra região do corpo beneficiada pela drenagem linfática são os músculos do corpo, que ao receber a massagem são tonificados, o que contribui para a recuperação de lesões musculares e articulares e para a oxigenação dos tecidos. Por essa razão, a cicatrização também é beneficiada, já que melhora na irrigação sanguínea.

Indicação e contraindicação

A drenagem linfática pode ser recomendada todos os dias da semana, garante Renata França. “O resultado é um corpo menos inchado e mais torneado, metabolismo mais acelerado e, portanto, uma rica sensação de bem-estar. Tudo isso auxilia na melhora da autoestima das pessoas, algo sem preço”, enfatiza.

Se não for possível receber a drenagem linfática manual todos os dias, o intervalo deve ser de, pelo menos, duas vezes por semana, entre uma sessão e outra, pois o estímulo dado pela massagem dura até 72 horas. Importante lembrar, no entanto, que ela deve ser realizada por profissional capacitado.

Pessoas com histórico de trombose, pós-cirurgia de fraturas de grandes ossos ou em vigência de processos infecciosos são algumas das situações em que se contraindica a realização drenagem linfática. Portanto, em caso dúvida, é sempre importante uma avaliação médica.

Método Renata França no mundo

O Método Renata França conta com seis protocolos de massagem: Drenagem Linfática, Modeladora, Miracle Face, Relaxante, Miracle Touch e Babymoon e está presente em mais de 40 países, por meio de aproximadamente 10 mil profissionais habilitados. Três protocolos são ensinados atualmente em Portugal, França, Itália, Espanha, Inglaterra e Japão. Em breve será ministrado também em Genebra, na Suíça.

Para encontrar terapeutas habilitados, basta acessa www.sparenatafranca.com por meio da ferramenta Encontre sua terapeuta. Para saber sobre cursos, entrar em contato via WhatsApp pelo número: 11 – 99131-1007.

crédito: Unsplash