Dourado na decoração: Elegância sem excesso

Bruce Dickinson chega a Curitiba com turnê mundial “The Mandrake Project”
17 de abril de 2024
Designer Ítalo-brasileira Marta Manente no Isaloni
17 de abril de 2024

A arquiteta Natália Salla compartilha dicas valiosas para incorporar o dourado na decoração de forma sofisticada e equilibrada

O dourado tem sido uma escolha popular na decoração de interiores, conhecido por adicionar um toque de elegância e sofisticação aos espaços. No entanto, a linha entre o chique e o excessivo pode ser tênue. A arquiteta Natália Salla nos dá algumas dicas sobre como usar o dourado na decoração sem que ele se torne ostentoso ou pesado.

O segredo para usar o dourado na decoração é o equilíbrio”, diz Salla. “O dourado deve ser usado como um detalhe, não o protagonista. Ele deve complementar a paleta de cores do ambiente, não dominá-la.”

A arquiteta sugere começar com pequenos detalhes dourados, como puxadores de gavetas, molduras de espelhos ou luminárias. “Esses pequenos toques de dourado podem fazer uma grande diferença, adicionando um toque de luxo sem sobrecarregar o espaço”, explica ela.

Outra dica de Salla é combinar o dourado com cores neutras. O dourado fica lindo quando combinado com cores como branco, preto, cinza e bege. Essa combinação cria um visual elegante e atemporal.

Por fim, Natália aconselha a considerar o estilo do ambiente antes de adicionar o dourado. “Em um ambiente moderno, o dourado pode ser usado em linhas retas e formas geométricas. Em um ambiente mais clássico, o dourado pode aparecer em ornamentos e detalhes mais elaborados.”

É possível incorporar o dourado na decoração de forma equilibrada e elegante, evitando que o ambiente fique exagerado.

Natalia Salla Arquitetura (Instagram @nataliasalla.arq)

fotos: Gisele Rampazzo/ Mariana Orsi