Doenças do Fígado: Muito além da cirrose e hepatite

mmartan dá dicas de decoração para quarto de menina
25 de outubro de 2018
Dermatologista das estrelas abre clínica médica em Curitiba
25 de outubro de 2018

Doença do fígado pouco conhecida e de diagnóstico específico pode levar à cirrose

Quando o assunto é doença hepática, quais as enfermidades mais conhecidas? Certamente se pensa primeiro na cirrose e na hepatite. Porém, o que pouco se sabe é que o órgão pode ser acometido por doenças autoimunes caracterizadas pela destruição progressiva dos canais biliares do fígado, chamadas de Colangite Biliar Primária (CBP) e Colangite Esclerosante Primária (CEP), e essas doenças têm algo em comum: a dificuldade no seu diagnóstico por falta de informação e conhecimento.

“A CBP tem sintomas que não são geralmente atribuídos a doenças hepáticas, tais como prurido (coceira) e fadiga excessiva, olhos e boca secos e dores articulares, fazendo com que o seu diagnóstico seja facilmente confundido com outras doenças. Isso dificulta seu tratamento precoce, que retarda a progressão da doença para cirrose e falência hepática com necessidade de transplante”, explica o hepatologista Dr. Paulo L. Bittencourt.

A dificuldade está no diagnóstico correto. Segundo o médico, a doença e seus sintomas são tratados habitualmente de forma inadequada, permitindo que a CBP progrida com impacto negativo na sobrevida e na qualidade de vida do paciente. Além disso, esses sintomas podem persistir por meses ou anos sem que o paciente receba um diagnóstico definitivo. O especialista recomenda para mais esclarecimentos a leitura da cartilha CBP dirigida para o público em geral da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) no site www.tudosobreofigado.com.br ou no blog www.colangitebiliarprimaria.com.br.

As outras doenças do fígado

O fígado pode também ser acometido, entre outras causas, pelas hepatites virais, alcoólica, pelo uso de medicamentos, chás, e substâncias fitoterápicas e esteatohepatite do paciente obeso e/ou diabético. Estas doenças podem provocar cirrose, que por sua vez, é o estágio final de qualquer doença hepática. Um dos erros mais comuns em relação à cirrose é associá-la exclusivamente à ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. “Este fator está relacionado a 11% das indicações de transplante de fígado por cirrose no Brasil”, explica o especialista. Segundo o Dr. Paulo, as causas principais de falência hepática requerendo transplante são hepatites virais e as doenças metabólicas, autoimunes e colestáticas, incluindo a CBP.

“É preciso lembrar que a maioria das doenças hepáticas são silenciosas ou não tem sintomas específicos e, por isso, muitas vezes seu diagnóstico precoce é difícil ou muitas vezes negligenciado pelo paciente”.