Dirigir com a mão para fora do veículo: hábito perigoso

Sale Pepe comemora 10 anos com programação especial
11 de março de 2020
10 experiências vegetarianas, veganas e farm to table em The Palm Beaches, na Flórida
11 de março de 2020

Man sits in blue BMW on the street

Em uma colisão lateral, pode haver esmagamento ou amputação, alerta SBCM

Ao circular pelas ruas, não é preciso muito tempo para encontrar um, dois, vários motoristas com o braço para fora do veículo, seja por motivos de alta temperatura nas estações mais quentes do ano ou como forma de se apoiar e descansar o braço, devido ao trânsito cansativo. Em caso de fumantes, a cena é ainda mais comum. Um hábito corriqueiro, mas que além de ser uma infração de trânsito, é extremamente perigoso.

Em uma colisão lateral, pode haver o esmagamento ou uma amputação do braço, explica o presidente da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão), Dr. João Baptista Gomes dos Santos.

Em março de 2018, em Curitiba (PR), um motorista teve a mão decepada ao colidi-la com a porta de outro veículo, que estava sendo aberta. O alerta se estende aos passageiros. Em fevereiro de 2019, também na capital paranaense, um menino de 11 anos perdeu o braço após colocar o membro para fora de um ônibus e atingir um pilar de ferro. Caso similar aconteceu em novembro do mesmo ano, em Campinas (SP), com uma jovem de 19 anos, em uma colisão com um poste. Com o fluxo de motociclistas nos corredores, o risco de um acidente é ainda maior.

Dr. João lembra que uma lesão, trauma ou amputação traz graves consequências à vida de uma pessoa. “As mãos e punhos têm estruturas complexas, de grande importância no corpo, pois são formados por muitos ligamentos, ossos, nervos que propiciam sensibilidade e comandam os movimentos dos músculos e tendões, importantes artérias que irrigam os membros”, ressalta o especialista.

No tocante à infração de trânsito, segundo o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com apenas uma das mãos ao volante é infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/