Dificuldade em definir o abdômen? O problema pode ser sua postura

Santander Universidades oferece 50 bolsas de estudo em Londres para mulheres líderes
4 de março de 2024
GAEM é a primeira e única joalheria do Brasil a obter o Selo B permanente
4 de março de 2024

Má postura pode atrapalhar definição do abdômen ao provocar frouxidão da musculatura abdominal, o que aumenta a circunferência da região e favorece o acúmulo de gordura

Mudanças na alimentação e prática intensa de exercícios físicos. Tudo isso em prol de conquistar um abdômen definido e tonificado. Mas, por mais que você se esforce, nada parece ser o suficiente. Então, onde está o problema? Segundo a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS, existe um fator comumente ignorado que pode atrapalhar severamente a definição do abdômen: a postura. “Quando a postura não é adequada, os músculos do abdômen não são devidamente ativados e, por isso, ficam mais flácidos. E essa frouxidão muscular provoca o aumento do volume da circunferência abdominal, além de favorecer o acúmulo de gordura na região”, explica a médica.

E o problema se torna um ciclo vicioso, pois, com os músculos abdominais flácidos e fracos, fica mais difícil manter a postura correta, afinal, a musculatura do abdômen é parte fundamental do chamado “core”, que dá sustentação para a coluna. “Por isso, por mais difícil que seja manter a postura correta, é preciso insistir, mantendo os ombros para trás e o abdômen ativado. Mesmo que inicialmente você consiga manter a postura por apenas cinco minutos, continue tentando. Conforme você ganha força e resistência na musculatura do abdômen, será mais fácil manter a postura correta, o que ajudará na definição abdominal’”, aconselha a especialista.

Exercícios físicos focados no abdômen também são grandes aliados para ajudar a manter a postura correta. Mas tonificar essa musculatura é uma tarefa árdua, pois essa região possui uma grande diversidade de grupos musculares e depende de inúmeros exercícios para ativá-los. Então, vale a pena também adotar estratégias como a realização de sessões de procedimentos baseados na tecnologia HIFEM (energia eletromagnética focalizada de alta intensidade), que é capaz de contrair as fibras musculares em intensidades que não são alcançáveis durante os exercícios físicos voluntários. “Um exemplo é o Emsculpt Neo, um tratamento de contorno corporal não invasivo. O dispositivo utiliza a tecnologia HIFEM+ para estimular contrações musculares e construir massa muscular, assim melhorando a frouxidão abdominal e, consequentemente, a postura. Além disso, o Emsculpt Neo também conta com radiofrequência para produzir um efeito sinérgico para redução de gordura. O resultado dessa união de duas energias reflete na maior queima de gordura e maior crescimento muscular do que qualquer outro procedimento, tudo isso de maneira mais rápida e menos custosa”, acrescenta a médica.

Mas é importante ressaltar que a dificuldade de definir o abdômen pode ser multifatorial, incluindo, além da frouxidão muscular e o acúmulo de gordura, a flacidez de pele. “Então, na grande maioria dos casos, precisamos tratar mais de uma camada, o que pode ser feito através da associação de procedimentos com excelentes resultados”, destaca a médica. Nos casos em que há também flacidez de pele, as sessões com o Emsculpt Neo podem ser associadas à aplicação do bioestimulador de colágeno Radiesse, cujo efeito também pode ser refinado posteriormente com sessões do ultrassom microfocado Ulthera. De acordo com a Dra. Cláudia, ambos os procedimentos promovem, de maneiras diferentes, estímulo da produção das fibras de colágeno. “O Radiesse é um bioestimulador de colágeno composto de hidroxiapatita de cálcio, que, ao ser injetado na pele, gera uma inflamação local capaz de estimular colágeno. O ultrassom microfocado Ulthera, por sua vez, também promove formação e reestruturação dessas fibras, mas através da liberação de energia que aquece a pele em profundidade”, diz a especialista.

Mas a Dra. Cláudia Merlo reforça que a definição do abdômen vai muito além da melhora da postura e não é uma receita de bolo. Logo, é importante consultar um especialista que poderá recomendar um protocolo de tratamento individualizado de acordo com as suas necessidades. “Para garantir os melhores resultados, a melhora da postura e os tratamentos devem estar associados a um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e sono de qualidade, por exemplo”, finaliza.

FONTE: DRA. CLÁUDIA MERLO – Médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. Diretora da Clínica Cláudia Merlo. Instagram: @dra.claudiamerlo

Foto de Szabolcs Toth na Unsplash