Dicas para decorar uma casa masculina

Lide Mulher Paraná recebe Clemilda Thomé para o primeiro mentoring do grupo
2 de abril de 2019
Sense 5
2 de abril de 2019

Sem quando um homem vai planejar um ambiente, normalmente, ele chama a namorada, amiga e a mãe, ou seja, sempre chama uma mulher. E as chances de ele sair frustrado será de quase 100% né?

Por isso o designer de interiores Joel Alves do canal Studio 1202 dá dicas nesse tutorial de como decorar uma casa de homens deixando o espaço com a sua cara. Ambientes masculinos possuem características muito importantes que devem ser levadas em conta. Existe uma frase citada por Jeff Bullas que se encaixa perfeitamente nessa situação: “Menos é mais. Ser simples requer tempo e esforço”.

Com praticidade: Tudo dentro de uma casa de homem deve ser prático e ter mais de uma função. Cacarecos e enfeites precisam ser de fácil higienização e manutenção ou simplesmente não devem ser essenciais. E no desenho dos móveis: No geral, eles devem ter traços minimalistas, cores frias como branco, preto e cinza ou texturas como a de linho, por exemplo, podem ainda serem de madeiras escuras.

Mas qual o estilo?
Existem variados estilos que podem ser empregados e normalmente aplicamos mais de um, mas o contemporâneo sempre está presente com traços minimalistas ou industrial na casa de homem.
O principal em uma casa masculina é o “life style”, onde a prioridade é sempre a personalidade dele.

Veja abaixo alguns exemplos:

Mas quais os acessórios usar?
Os estilos masculinos são baseados em decorações com pouca informação, sem muitos adereços, dispondo apenas dos itens básicos no ambiente sem perder a elegância.

Cada objeto deve assumir sua utilidade, tendo que ser de fácil limpeza e manutenção já que muitas vezes vão ficar despercebidos por seu dono por um extenso período de tempo mesmo que ele ache que irá fazer.

“No entanto, isso não quer dizer que não haja objetos decorativos na casa de homem, apenas que todos eles estão diretamente atados a personalidade dele. ” Conclui o Designer Joel Alves.

As paredes recebem a uma grande atenção e podem ter cores neutras ou até mesmo tons escuros, assim, pode-se utilizar tintas ou colocar papel de parede com texturas de tecidos e desenhos geométricos, por exemplo. O também são muito utilizadas, são as paredes de tijolos ou totalmente revestidas em madeira.

Luminárias

As luminárias tendem sempre ao mesmo traço minimalista com o uso de metais como aço inox, bronze e cromado, ou utilizando cores fortes para luminárias de piso ou de mesa. Já a iluminação principal do ambiente deve ser encaixada e discreta, mas caso não seja possível, dê preferência a luminárias geométricas. Para os pendentes, opte por peças minimalistas ao extremo, pois retirar o pó de uma luminária nunca é uma tarefa rotineira na casa de homem.

Mais sobre o Studio 1202:

CANAL STUDIO 1202

O Studio 1202 é formado pela Engenheira Elétrica Mirna Alves, formada pela Escola de Engenharia Mauá e pelo Joel Alves, designer de interiores, formado pela Belas Artes de São Paulo.

Um casal, juntos há 14 anos, que decidiu ajudar as pessoas a decorarem suas casas sem precisar gastar mais dinheiro do que dispõem. Eles acreditam muito no design acessível e lutam para que mais pessoas saibam como cuidar e decorar suas casas.

O casal também acredita que, as pessoas conseguem fazer os seus próprios móveis com força de vontade e, com isso, conseguem economizar bastante dinheiro. Fora do país, a realidade de construir suas próprias peças, mesmo que por hobby, é passada de pai para filho. Esse movimento, chamado de movimento Maker, começa a chegar ao Brasil com força total e já começamos a ver este empoderamento das pessoas.

O canal tem dois anos e meio e, neste período, já conseguiram cerca de 180 mil adoradores de design e decoração. No canal, falam sobre decoração de forma técnica, sempre mostrando os truques e detalhes, que se deve prestar atenção para ter um ambiente lindo. Além disso, tem mais dois quadros, o Papo de Segunda, onde falam sobre as técnicas por trás da construção de móveis e o DIY (sigla em inglês para “do it yourself”) onde ensinam o público a fazer novas peças de mobiliário e artigos de decoração.

O casal tem também uma websérie de transformação, onde reformam um ambiente completamente desenhando e executando as peças, botando muita mão na massa.