Diabetes em pets? Especialista comenta sinais de alerta e explica fatores que causam a doença

Monte Verde de A a Z para curtir as férias de julho
29 de junho de 2021
Quer comprar ações americanas? Veja 3 dicas da Smartbrain para compor sua carteira
29 de junho de 2021

Sede excessiva e maior produção de urina estão entre os principais pontos de atenção da doença

Assim como os humanos, os animais também podem desenvolver determinadas doenças, como a diabetes. Jade Petronilho, médica veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove, explica que as causas podem ser multifatoriais, mas que a doença faz com que o organismo do pet diminua ou pare de produzir insulina suficiente para regulação da glicose.

Jade explica que a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que auxilia a mover a glicose do sangue para as células do corpo, onde é utilizada para produzir energia.

Quais são os fatores que podem contribuir com o aparecimento da doença?

Entre alguns dos motivos que podem contribuir com o surgimento da diabetes, estão causas genéticas, infecções ou medicamentos mal administrados. No entanto, dois dos principais motivos são a obesidade e a idade avançada.

De acordo com Petronilho, a doença tem maior incidência em animais de meia idade e cães de porte pequeno, como as raças Poodle, Schnauzer e Beagle.

Atenção aos sinais de alerta!

Entre os sinais de alerta, você deve ficar atento e consultar o médico veterinário do seu pet caso ele demonstre sede excessiva, tiver maior produção de urina, aumente o apetite e tenha perda de peso.

Fique vigilante caso formigas apareçam perto da urina do seu pet. Esse problema pode representar a deficiência na produção da insulina, que leva glicose para o corpo por meio do sangue. Com esse déficit, o organismo acaba concentrando glicose de forma elevada e ela acaba sendo expelida em excesso pelo xixi.

Um sintoma mais grave que deve estar sob a atenção dos pais e mães de pet e requer atenção médica imediata, é a convulsão, que pode ser um sinal de hipoglicemia. “O diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue e urina, para medir glicemia no cachorro e verificar a existência da doença”, explica a especialista.

“Apesar de não ter cura, o tratamento se assemelha ao dos seres humanos, com doses diárias de insulina e também o manejo dietético adequado, indicados pelo médico veterinário”, conta. Realizar atividades físicas com o pet também é essencial para o controle da glicemia.

Como prevenir?

A alimentação é um dos fatores principais para a prevenção da diabetes. É crucial atender as necessidades nutricionais do animalzinho, respeitando o consumo adequado de proteínas como peito de frango e carne.

Uma rotina de atividades físicas também é importante para a prevenção da doença, isso porque a prática auxilia no controle de glicose e gordura do animal.

Sobre a Petlove

Criada pelo Médico Veterinário Marcio Waldman, a Petlove é o maior petshop online do Brasil. Com portfólio de mais de 15 mil itens do universo pet, incluindo marcas próprias e exclusivas, a empresa oferece experiência completa para cuidar dos animais de estimação. A Petlove possui um serviço de assinatura de produtos pet que, entre outras comodidades e facilidades, oferece 10% de desconto em todos os produtos, atendimento online com veterinários e entregas para todo o país, atualmente são mais de 230 mil assinaturas ativas. A Companhia atua ainda como provedor de tecnologia para o mercado pet brasileiro e conta com cerca de 2500 parceiros, como médicos, clínicas e hospitais veterinários e petshops. Com tecnologias como o Perfil Pet, a Petlove cumpre sua missão em tornar mais prática a vida de seus clientes, reunindo em um só lugar especialistas, produtos e dicas para cuidar do que realmente importa: a felicidade dos pets.